domingo, 16 de fevereiro de 2025

Técnica de enfermagem cuida, brinca, dança e faz amizade com paciente de 109 anos, no Ceará

Foto Priscila Leite/Arquivo pessoal
"Você sabe que o amor cura?", pergunta a técnica de enfermagem Danielle Araújo Morais, de 43 anos, com a certeza sobre o potencial restaurativo do cuidado afetuoso. 

Nessa semana, um registro da profissional da saúde interagindo com um paciente de 109 anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaperi, em Fortaleza, emocionou não só aos familiares, como aos colegas de profissão e furou a bolha nas redes sociais.

Danielle está alocada no setor de Observação Adulto da UPA e participa de todas as etapas de atendimento dos pacientes internados em situação grave, alguns em coma. Foi lá onde conheceu o Francisco Simão Lima, o seu Simão, um "homem cheio de vida e de alegria", como descreve, que chegou à unidade de saúde com pneumonia que exigiu hospitalização, no último domingo (9).

"Ele é um amorzinho, toda vez que eu chegava perto da cama dele, ele começava a falar alguma coisa que eu não entendi. Uma vez, cheguei e disse: 'homem, tu fala baixo e eu já não escuto bem, não entendo o que tu tá dizendo, vamos devargazinho'. Pronto, começou nessa brincadeira", lembra com a entonação típica de uma boa cearense contadora de histórias.

Foram vários plantões ao longo da semana cuidando do seu Simão, pedindo a benção e conversando sobre forró. "Ele ficava perguntando para as colegas que hora eu chegava, tanto que no vídeo ele diz 'pra onde você você vai?', eu respondo que vou pra casa e digo que não vou voltar e ele chorou. Aqueles olhinhos vermelhos lacrimejando", conta emocionada.

Mesmo no ambiente hospitalar, onde a incerteza sobre a volta do paciente para casa intensifica a dor, Danielle e seu Simão conseguiram encontrar leveza. A neta Priscila Lima, de 35 anos, ao ver isso, pediu para registrar alguns vídeos e enviar para a família. O compilado de um cuidado genuíno foi também para as redes sociais e viralizou.

"Quando acordei no outro dia, meu celular vibrando, li uma mensagem assim 'sabe quem está famosa?', eu com sono do plantão queria mesmo era dormir. Fui olhar no Instagram e fiquei sem saber o que fazer e sem saber o que dizer, entrei em contato com a Pri e disse 'pensei que tu ia mandar só pra família', mas ela me falou que não conseguiu se segurar", detalha.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.