Polícia Civil afirma que oito dos nove corpos já foram identificados e já podem ser retirados do IML; carreta teria invadido a contramão da pista e batido de frente com van
A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um inquérito para investigar as causas do acidente que deixou nove mortos e 10 feridos na BR-251 , entre Francisco Sá e Grão Mogol, no Norte de Minas. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14), a corporação deu mais detalhes sobre a condução do caso.
Aline Brito, chefe do Posto Médico Legal de Montes Claros, revelou que oito dos nove corpos já foram identificados e aguardam a retirada pelos familiares. Apenas o corpo de um idoso, que estava sem documentos e ainda não foi procurado por familiares, segue sem identificação.
“Todo o trabalho de necropsia e identificação já foi feito. Todos os corpos estão periciados e à disposição das famílias. O serviço social dos municípios já entrou em contato com os familiares e eles estão providenciando o serviço funerário que retirá-los. O trabalho da Polícia Civil foi concluído e, agora, a gente aguarda a chegada das famílias, que pode acontecer a qualquer momento. Tem famílias de Uberlândia, que é mais perto e já sinalizou que vem, e do Ceará, que vai demorar mais um pouco. Mas todos os corpos estão acondicionados no IML aguardando”, afirmou.
Os exames de necropsia vão identificar a causa da morte das vítimas, que estavam com os corpos preservados, segundo Aline. Os peritos da polícia técnico-científica também vão analisar a possível causa do acidente e esclarecer a dinâmica da ocorrência. O caso ficará a cargo da delegacia de Grão Mogol, que tem até 30 dias para finalizar a investigação.
Chuva, neblina e motorista morto
A perícia já sabe que chovia no momento do acidente, além de neblina e pista molhada. Em uma curva, a carreta teria invadido a contramão, batendo de frente com a van. A polícia ainda investiga as demais dinâmicas e razões do acidente.
BR-251, local de tragédia com nove mortos, registra um acidente a cada dois dias
Veja imagens do local do acidente com carreta e van que deixou 9 mortos na BR-251, no Norte de Minas
A van era conduzida por dois motoristas, que se revezavam na direção. Segundo a PC, há a suspeita de que um deles, que também era o dono do veículo, seja um dos mortos. A corporação esclarece que o proprietário não era quem dirigia a van no momento do acidente. O motorista que conduzia o coletivo teria sobrevivido e seria um dos hospitalizados.
Acidente envolveu 21 pessoas
O acidente envolveu 21 pessoas, sendo nove mortos, 10 feridos - dois em estado grave - , e os dois ocupantes da carreta, que dispensaram atendimento médico. De acordo com a PC, todos os mortos eram passageiros da van.
Alguns deles haviam trabalhado na instalação de uma usina fotovoltaica em Uberlândia (MG) e voltavam para a cidade de Crato, no Ceará. No entanto, o veículo não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar viagens interestaduais.
Já a carreta vinha do Nordeste com destino ao Rio Grande do Sul e estava vazia. O caminhão pertence a uma transportadora e seria carregado apenas quando chegasse ao estado gaúcho.
Criança de quatro anos está entre os mortos
Entre os mortos está uma criança de quatro anos , natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O menino viajava na companhia da mãe, que estava grávida e sobreviveu. A mulher de 22 anos, natural de Crato (CE), está internada na Santa Casa de Montes Claros.
Veja a lista de mortos:
Mulher de 22 anos de Brejo Santos, Ceará;
Mulher de 52 anos de Barro, Ceará;
Homem de 48 anos de São José do Belmonte, Pernambuco;
Homem de 40 anos de Manaíra Paraíba;
Homem de 34 anos de Trindade, Pernambuco;
Criança de 4 anos, sexo masculino, de Uberlândia;
Homem de 29 anos de Crato, Ceará;
Homem de 33 anos de Trindade, Pernambuco;
Idoso não identificado até o momento.
Veja o estado de saúde dos feridos internados na Santa Casa de Montes Claros:
M. S. Silva de M. - 8 anos
Sexo feminino
Paciente Estável
V. P. da S. - 36 anos
Sexo feminino
Paciente Estável
M. L. F. - 35 anos
Sexo masculino
Paciente Estável
L. G. da S. - 27 anos
Sexo masculino
Paciente grave, respirando com a ajuda de aparelhos. Neste momento está com a hemodinâmica estabilizada (pressão arterial e funcionamento coração e vasos sanguíneos).
E. dos S. N.
Sexo masculino
Paciente grave, respirando com a ajuda de aparelhos.
F. M. B. F. - 35 anos
Sexo masculino
Estável
As demais vítimas estão internadas no Hospital Municipal Francisco Sá.
Itatiaia