O governo de Portugal vai notificar cerca de 5.386 brasileiros para que deixem o país, segundo informações divulgadas pelo jornal português Público, nesta última segunda-feira (2). O número de imigrantes que tiveram os pedidos de residência rejeitados no país quase dobrou em pouco mais de um mês.
O grupo de brasileiros faz parte de um total de 33.983 mil imigrantes que tiveram pedidos de residência negados pelas autoridades portuguesas, com os indianos liderando a lista. São esperadas mais de 2 mil notificações por dia, tanto para deixar o país voluntariamente quanto por força.
"Nós tínhamos 18 mil indeferimentos, agora, são quase 34 mil", afirmou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, que repassou os números durante entrevista coletiva sobre o primeiro ano de vigência do Plano de Ação para as Migrações.
Segundo Amaro, as notificações dos imigrantes que devem sair de Portugal começaram a acelerar na semana passada. "Essa notificação, no regime português, permite a retirada voluntária e só leva à retirada coerciva depois de um novo procedimento", explicou ele.
Com informações do Diário do Nordeste.