sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Lula diz que vai sentar com Camilo sobre possível candidatura ao Governo do Ceará em 2026

Seja por estratégia, ou por ato falho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu nesta quinta-feira (18/12), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, indícios dos próximos passos do PT nas eleições de 2026 no Ceará. O atual governador Elmano de Freitas (PT) vê o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) ganhar fôlego em todas as pesquisas de opinião, tornando-se o nome mais competitivo contra a máquina petista no Ceará.

Ao responder sobre trocas de ministros que devem sair do governo para disputar eleições, Lula mencionou o nome do ministro da Educação, Camilo Santana, que é o principal fiador de Elmano, como um dos nomes que podem deixar o ministério. “Depois que voltarem de férias e descansarem um pouco, vou sentar com Haddad, com Alckmin, vou sentar com o Rui Costa, vou sentar com a Marina, vou sentar com o Camilo. Vou sentar com todos os líderes, porque o PT tem muito candidato. Vou sentar com todos eles para saber o que eles pretendem fazer e na hora que forem saindo, vou ver quem eu coloco no lugar”, afirmou o presidente.

Camilo, além de ministro, tem mandato de senador até 2030. Como Lula tentará a reeleição, só resta a Camilo disputar o governo do Ceará. Essa seria uma estratégia para conseguir fazer frente ao movimento em torno da pré-candidatura de Ciro, que vem ganhando envergadura e adesão de diversos matizes políticos da oposição.

Caso esse movimento se concretize, Elmano veria sua reeleição sacrificada em prol de garantir a dominância do PT no Ceará.

Fonte: O Otimista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.