As facções criminosas atuam a partir de uma complexa estrutura em todo o estado do CE. Ainda que tenham discursos de igualdade e que seus membros são irmãos, na prática, existe uma ordem vertical que os integrantes em posições subalternas precisam cumprir à força sob risco de sofrer punições
As facções que agem no CE criaram inúmeras células, quadros, “sintonias”, “conselhos”, “resumos”, etc. Para quem está fora, trata-se de um emaranhado de difícil compreensão.
Facção Comando Vermelho (CV)
Conforme investigações da Draco, a maior instância da facção no CE é chamada de Conselho Permanente.
Um “salve” encontrado em 2021 no celular de um ex-integrante da facção diz que há 13 “conselheiros permanentes”, mas, reclamava-se, apenas três têm “voz ativa”: Douglas Honorato Alves, conhecido como Velhinho ou DG; José Mário Pires Magalhães, o ZM; e Max Miliano Machado da Silva, conhecido como Piu Manaus.
Facção Guardiões do Estado (GDE)
Na GDE, os principais chefes da facção estão no chamado Conselho Final. Essa célula responsável por ditar os rumos da facção tem 13 integrantes.
Há ainda um grupo mais seleto dentro do Conselho Final: a Sétima Torre. Eles são os fundadores da organização, conforme o Relatório de Inteligência
Facção Massa Carcerária (também conhecidos como Neutros, Massa, Tudo Neutro, TDN e MC7)
Mais recente facção criminosa em atuação no CE, a Massa ainda é a organização com menos informações disponíveis sobre sua estruturação.
Entretanto, investigações que se debruçaram sobre o grupo já indicaram algumas características de como se organizam.
Como os Neutros surgiram de CV e GDE, alguns de seus membros não se consideram como integrantes de uma nova facção. Eles se entendem como criminosos independentes que responderiam apenas aos “donos” das comunidades — ou seja, aos chefes locais do tráfico de drogas.
Um dos motivos que levaram ao racha no CV foi uma acusação de que áreas de “donos” — pessoas que "guerrearam por ela” —, estavam sendo “tomadas” pela facção e “entregues” a faccionados estranhos ao local. Desta forma, os chefes locais romperam com o CV
Em Fortaleza, os Neutros estabeleceram aliança com o PCC
Via O Povo