sábado, 13 de dezembro de 2025

Fotógrafo de Lula impede “SBT” de gravar conversa de Lula, Moraes e Lewandowsk

O fotógrafo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ricardo Stuckert, impediu o “SBT” de gravar uma conversa reservada entre o presidente, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, e o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. As autoridades participaram do evento de lançamento do canal SBT News, transmitido ao vivo pelo YouTube, nesta 6ª feira (12.dez.2025).

Durante um momento de recepção de convidados, a câmera se aproxima do local onde estão os 3. É possível ver Lula, Moraes e Lewandowski conversando, com um semblante sério. Eles se aproximam e Moraes cobre a boca para falar com Lula e o ministro da Justiça. Em seguida, o fotógrafo Stuckert percebe que a conversa está sendo registrada e se direciona ao operador de câmera, pedindo que pare de gravar.

A conversa entre os 3 é realizada no mesmo dia em que o governo dos EUA anunciou a retirada das sanções da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, sua mulher, a advogada Vivian Barci de Moraes, e a empresa da família, Instituto Lex. Até o momento do diálogo, nem o Planalto nem Moraes haviam se pronunciado publicamente sobre o assunto. …

O ministro do STF foi oficialmente sancionado pelo governo Trump em 30 de julho por “uso do cargo para autorizar detenções arbitrárias preventivas e suprimir a liberdade de expressão”. O governo norte-americano sancionou ainda a sua mulher e o Instituto Lex, empresa da família, em 22 de setembro.

Poder 360

Enfermeira é morta a tiros na cabeça pelo ex-companheiro que é policial

A enfermeira Ana Beatriz Cavalcante, de 29 anos, foi assassinada com um tiro na noite desta sexta-feira (12/12), no município de Penedo, em Alagoas. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, um policial militar que, segundo testemunhas, não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), uma guarnição do 11º Batalhão foi acionada por populares para atender a uma ocorrência de feminicídio. No local, os policiais encontraram o corpo da enfermeira com um ferimento causado por arma de fogo.

Testemunhas relataram que, após o crime, o suspeito tentou fugir e acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, deixando o veículo totalmente destruído. Mesmo assim, ele teria sido resgatado por um carro ainda não identificado e conseguiu escapar.

A PMAL informou que o suspeito segue foragido e destacou que qualquer informação sobre o paradeiro dele pode ser repassada anonimamente por meio do Disque Denúncia 181.

Isso é Brasil: Escola de R$ 3 milhões será demolida na PB, após anos sem uso

Uma escola municipal em Teixeira, no Sertão da Paraíba, construída desde 2014 ao custo de quase R$ 3 milhões, será demolida após laudos identificarem risco de desabamento por falhas estruturais.

Segundo o FNDE, apenas 45% da obra foi executada, embora 85% do valor tenha sido pago. O ex-prefeito “Nego de Guri” foi condenado por improbidade.

Outras obras inacabadas também chamam atenção, como creches abandonadas em Belém do Brejo do Cruz e Bayeux, que seguem sem funcionar e acumulam prejuízos. Paraíba Online, com informações da TV Cabo Branco

Mulher morre após mini lipo em clínica

Uma mulher de 42 anos morreu na tarde desta quinta-feira (11) enquanto realizava um procedimento estético em uma clínica no bairro Melo, em Montes Claros. A Polícia Militar foi acionada após a confirmação do óbito no local.

A vítima foi identificada como Simone Martins Soares, esteticista especializada em massagem linfática, drenagens, limpeza de pele, peeling químico e formação de profissionais por meio de cursos na área. Simone deixa o marido e uma filha.

Segundo a Polícia Militar, ao chegarem à clínica, os militares encontraram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já em atendimento. De acordo com as informações apuradas, Simone realizava um procedimento de mini lipo quando apresentou sinais de cianose e evoluiu para parada cardiorrespiratória.

A equipe da clínica iniciou as manobras de reanimação e acionou o socorro. A médica responsável relatou que a paciente havia sido submetida a exames pré-operatórios considerados normais, estava clinicamente apta e que o procedimento era realizado com suporte e monitorização.

O SAMU informou que foi acionado por volta das 17h30. Ao chegar ao local, a equipe encontrou a paciente sendo atendida por uma médica de 28 anos e um auxiliar de 26. Os socorristas assumiram o atendimento e realizaram sete ciclos de RCP, durante aproximadamente 20 minutos.

Apesar das tentativas de reanimação, não houve reversão do quadro. O óbito foi confirmado às 18h35.

A equipe pré-hospitalar também observou que a sala onde o procedimento era realizado não possuía monitorização adequada, ponto que será analisado pela perícia técnica.

A Polícia Civil esteve na clínica, realizou os levantamentos preliminares e liberou o corpo para a funerária responsável. O caso foi registrado e seguirá sob investigação para apurar as circunstâncias da morte, as condições estruturais da clínica e os procedimentos adotados pela equipe médica.

A reportagem entrou em contato com a Vigilância Sanitária para verificar o alvará de funcionamento da clínica, mas ainda não obteve retorno. Já o Conselho Regional de Medicina informou, em consulta pública, que o registro da médica responsável está ativo e que ela atua há pouco mais de um ano.

A defesa da médica responsável, Dra. Isabela Carvalho, enviou nota ao Webterra, assinada pelos advogados Warlem Freire Barbosa e Bruno Alexandre Nunes. A íntegra afirma que o procedimento foi realizado em ambiente habilitado, seguindo protocolos técnicos e assistenciais previstos pela legislação.

Terra 

Idosos que 'moravam' em hospitais por não terem para onde ir serão transferidos para abrigos no Ceará

Foto Divulgação/MPCE
Um idoso de 64 anos foi transferido, na última quinta-feira (11), para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Ele já estava de alta médica, mas “morava” na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza por não ter para onde ir.

Conforme denúncia publicada no Diário do Nordeste no início deste ano, essa era a situação de cerca de 50 outras pessoas no Ceará.

Diante do cenário, a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza iniciaram uma mobilização para encontrar abrigos adequados para esses idosos. A ação é acompanhada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com o MPCE, um levantamento feito a partir de visitas sociais a pacientes hospitalizados durante o mês de outubro identificou ao menos 20 idosos internados sem necessidade médica. O homem desospitalizado na quinta-feira foi o primeiro beneficiado com a ação das secretarias e do MPCE.

Com informações do Diário do Nordeste

Homem pula de carro com braços amarrados e escapa de sequestro no Ceará

Foto Reprodução
Na manhã deste sábado (13), um homem de 35 anos foi visto andando com os braços amarrados pela cidade de Aracati, a 134,44 km de Fortaleza, após pular de um carro em movimento. Ele e dois amigos haviam sido sequestrados, sofreram agressões físicas e foram ameaçados de morte. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada, resgatou as vítimas e conduziu um suspeito, de 48 anos, à delegacia.

Segundo informações da PMCE, uma equipe do 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) após a informação de que uma suposta vítima de sequestro estava circulando pela cidade com os braços amarrados e se dirigia à Delegacia de Polícia Civil em busca de ajuda.

Em seguida, a vítima foi ouvida e a denúncia foi confirmada. O homem de 35 anos afirmou que foi abordado por indivíduos armados, junto a outros dois amigos, enquanto estava na Praça das Carnaúbas, no bairro Várzea da Matriz.

Segundo o relato, as vítimas foram levadas em um carro para um imóvel da mesma região, onde sofreram agressões físicas e foram ameaçadas de morte. Ele ainda relatou que, durante o deslocamento, conseguiu pular do veículo em movimento e fugir.

"Com base nas informações repassadas, os policiais realizaram diligências, localizaram o imóvel apontado como local do cativeiro e conduziram um suspeito, de 48 anos, à Delegacia para os procedimentos cabíveis", informa a nota da PMCE

Com informações do Diário do Nordeste

Duas crianças e uma mulher são atingidas por caminhonete; motorista foge sem prestar socorro

Foto: Reprodução
Duas crianças e uma mulher foram atropeladas, nessa sexta-feira (5), enquanto caminhavam pela Rua Almir Assis, em Gonçalves Dias (MA). Segundo testemunhas, o motorista de uma caminhonete D-20 perdeu o controle, subiu na calçada e atingiu as vítimas. Ele fugiu sem prestar socorro.

As crianças caminhavam lado a lado quando foram surpreendidas pelo veículo desgovernado. A mais nova teve escoriações. Já a mais velha foi arrastada e precisou ser levada ao Hospital Municipal. O estado de saúde da mulher e das crianças não foi divulgado.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PCMA), as circunstâncias do atropelamento estão sendo investigadas. O motorista fugiu do local. As vítimas foram encaminhadas para uma unidade de saúde.

g1/Globo

Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito no interior do Ceará

Foto Reprodução
Quatro pessoas da mesma família morreram em um acidente de carro na CE-138, em Morada Nova, no interior do Ceará, na noite desta última sexta-feira (12). Outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas. 

Segundo testemunhas, cinco pessoas seguiam em um carro que se envolveu no acidente com outros veículos, incluindo uma carreta. A dinâmica da colisão não foi esclarecida.

As vítimas foram identificadas como: Francisco Jerles de Lima Pereira, a companheira dele Eliete Alves, o pai dele, conhecido com Jerri e uma familiar identificada apenas como Di. Eles eram moradores da localidade de Jurema dos Vieiras, no município de Ocara.

Outro parente de Jerles, identificado como Jefferson, que também estava no veículo, foi socorrido e levado a um hospital da região. O estado de saúde dele e do outro sobrevivente não foi informado.

Francisco Jerles, chamado pelos amigos de Jerrinho, era funcionário da Câmara Municipal de Ocara.

Com informações do G1 Ceará

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

EUA abocanham terras raras do Brasil para livrar Moraes da Magnitsky; ministro agradece a Lula

O ministro Alexandre de Moraes falou publicamente, nesta sexta-feira (12), durante cerimônia do SBT News, sobre a decisão dos Estados Unidos de revogar as sanções impostas a ele e à esposa sob a Lei Magnitsky em troca de terras raras do Brasil e outros negócios, todos muito vantajosos para Trump e os EUA. Em seu discurso, Moraes agradeceu o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a medida representa “uma tríplice vitória”: do Judiciário brasileiro, da soberania nacional e da democracia.
Segundo o ministro, desde o início do episódio ele acreditava que, assim que as autoridades norte-americanas tivessem acesso às informações corretas, “a verdade prevaleceria”. Moraes disse ter pedido ao presidente do Supremo Tribunal Federal que não ingressasse com ações ou medidas de retaliação, apostando na resolução diplomática do caso. “Com o empenho do Presidente Lula e de toda a sua equipe, a verdade prevaleceu”, declarou.
Durante o discurso, Moraes destacou que o Judiciário “não se vergou a ameaças e coações”, reforçando que as instituições brasileiras demonstraram força e estabilidade. Ele também ressaltou a importância da liberdade de imprensa e parabenizou o SBT News. “O Brasil chega dando exemplo de democracia e força institucional a todos os países do mundo”, afirmou.

Servidora infiltrada no Judiciário agia para favorecer chefe de facção, aponta operação do MP

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expôs, nesta quinta-feira (11), um dos esquemas mais graves de infiltração do crime organizado no Poder Judiciário potiguar. A ação, batizada de Entre Dois Mundos, apura a atuação de uma servidora terceirizada que teria usado acesso privilegiado, influência interna e informações sigilosas para beneficiar líderes do Sindicato do Crime do RN, incluindo seu próprio companheiro, apontado como integrante de alto escalão da facção.

Segundo o MPRN, a investigada exercia funções semelhantes às de uma assessora jurídica e manipulava movimentações processuais dentro de um setor considerado estratégico para o cumprimento de penas. Com amplo acesso ao Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), ela teria ajustado o curso da execução penal do companheiro, direcionando o processo para um juiz substituto justamente no período de férias do magistrado titular — conhecido por negar benefícios ao apenado. O resultado dessa manobra foi imediato: progressão de regime concedida e retirada rápida da tornozeleira eletrônica.

O esquema, segundo as investigações, envolvia ainda um advogado e o próprio apenado, configurando um conjunto de crimes como corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, violação de sigilo profissional e participação em organização criminosa. A operação contou com apoio da Polícia Militar do RN, do MPPB (por meio do Gaeco) e com suporte técnico do Grupo de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça (GSI/TJRN).
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, um computador e um token  supostamente do advogado investigado, reforçando a suspeita de compartilhamento indevido de credenciais. Também foram apreendidos cerca de R$ 9 mil em espécie, além de uma pistola, cinco carregadores e grande quantidade de munição. A servidora foi afastada cautelarmente das funções, enquanto o apenado, já em execução penal, voltou a ser preso, desta vez em flagrante por posse de arma de uso restrito. Ele segue à disposição da Justiça.