Foto: Reprodução/Governo Federal
Inscrição é obrigatória para homens nascidos em 2008 e voluntária para mulheres de 18 anos
Inscrição é obrigatória para homens nascidos em 2008 e voluntária para mulheres de 18 anos
O Alistamento Militar 2026 teve início nesta quinta-feira (1º) e é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, ou seja, nascidos em 2008. Pelo segundo ano consecutivo, o procedimento também está aberto de forma voluntária para mulheres da mesma faixa etária. O prazo para se inscrever segue até 30 de junho, segundo o Ministério da Defesa.
As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do sistema de Alistamento On-line, inclusive por brasileiros que residem no exterior. O atendimento presencial começa nesta sexta-feira (2), nas Juntas de Serviço Militar, cujos endereços estão disponíveis no site oficial do Exército.
Como funciona o alistamento militar em 2026?
No formato presencial, o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar levando documentos originais e cópias do Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física, comprovante de residência e certidão de nascimento. Já no alistamento on-line, o cadastro é feito diretamente pela plataforma digital do governo federal.
O comprovante de alistamento é exigido para a emissão de documentos oficiais, como passaporte, além de ser necessário para assumir cargos públicos.
Serviço militar feminino amplia vagas e municípios
Criado em 2024, o serviço militar feminino contará, em 2026, com 1.467 vagas distribuídas entre as Forças Armadas. Do total, 1.010 oportunidades serão destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A previsão do Ministério da Defesa é de ampliação gradual desse quantitativo nos próximos anos.
Em 2025, 33.721 mulheres realizaram o alistamento voluntário. Para 2026, houve crescimento no número de municípios participantes, passando de 28 cidades em 13 estados e no Distrito Federal para 145 municípios espalhados por 21 estados e pelo Distrito Federal.
Prazo do alistamento militar e regras após 30 de junho
O prazo para o Alistamento Militar 2026 termina em 30 de junho. Após essa data, o procedimento só poderá ser feito presencialmente e mediante pagamento de multa por atraso.
O Ministério da Defesa reforça que o alistamento não garante ingresso automático nas Forças Armadas. “Após o cumprimento do serviço obrigatório, o vínculo com as Forças Armadas é encerrado. Aqueles que desejarem seguir carreira devem participar de processos seletivos específicos, como concursos públicos ou cursos de formação”, informou a pasta.
GCMais