Quem hoje vê a clara e simpática Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Almofala, em Itarema, na região Norte do Ceará, pode nem saber que ela já esteve soterrada por toneladas de areia. Há 125 anos, uma mudança no regime dos ventos fez com que as dunas móveis do entorno invadissem e cobrissem o templo, em 1897.
O fenômeno só veio a se repetir quase meio século depois, na década de 1940, permitindo a dispersão da areia e o ressurgimento do templo. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1980, a igreja se tornou uma atração turística da região.
Embora seja um local protegido a nível federal, ela está aberta para visitação todos os dias - só não no domingo à tarde, como frisa o padre Ailton Ramos, pároco de Almofala.
Segundo o sacerdote, por ser muito pequena, a igreja não comporta mais toda a estrutura do distrito, mas continua recebendo missas extras, batizados, casamentos e reuniões de grupos e movimentos. Atualmente, está sendo construída outra igreja de maior capacidade para atender à população.
@thalleswalker , secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Itarema, explica que hoje o templo está incluído no Plano Municipal de Turismo, pelo qual a Prefeitura Municipal mantém funcionários responsáveis por receber turistas no próprio equipamento.
Sobre a possibilidade de, algum dia, a Igreja ser mais uma vez ameaçada pelas dunas, o secretário considera “improvável”.
O entorno da Igreja encontra-se bem urbanizado, com fácil acesso e bem iluminado até o distrito de Almofala. A igreja hoje encontra-se no coração do distrito, que teve seu solo arenoso fixado nas últimas décadas pela ocupação humana e pelo plantio de coqueiro pelos moradores.
Thalles Walker
Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Itarema
O Povo