O vírus recebeu esse nome por conta das bolhas vermelhas que surgem no corpo
Um novo vírus, que recebeu o nome de “gripe do tomate”, foi identificado na Índia recentemente e já deixou ao menos 82 crianças menores de cinco anos infectadas. Além dos casos confirmados, outras 26 crianças de até 10 anos de idade são casos suspeitos.
Até então, estudos apontam que pode se tratar de uma nova variante da doença popularmente conhecida como "mão-pé-boca". A enfermidade ainda não tem cura, mas todos os casos confirmados se recuperaram em até duas semanas.
A "gripe do tomate" ganhou esse nome por conta das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que surgem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. Essas manchas são semelhantes aos casos de varíola. Segundo os pesquisadores, a infecção viral também pode atingir adultos imunossuprimidos, mas ainda é considerada rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte.
Os casos foram identificados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano, segundo artigo publicado na revista científica “The Lancet”.https://t.co/t6Xdf4vawd
Sintomas
A "gripe do tomate" apresenta sintomas semelhantes aos da Covid-19, como febre, fadiga e dores no corpo. Outra hipótese, além de uma nova variante da doença “mão-pé-boca”, é de que o vírus possa ser um efeito posterior de chikungunya ou da dengue.
O tratamento vem sendo semelhante ao adotado para tratar essas doenças: isolamento, repouso, abundância de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, e uso de paracetamol para febre e dor no corpo.
GCMais