O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente com 45% da preferência dos eleitores no primeiro turno das eleições de outubro. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), figura na segunda posição, com 35%. O cearense Ciro Gomes (PDT) tem 7%. A diferença os dois primeiros candidatos cresceu de oito para dez pontos percentuais em relação à última edição desse levantamento. Foi o que constatou a pesquisa Ibespe/Abrapel, divulgada neste sábado (17).
Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa constatou que o petista possui 53% das intenções de voto, contra 38% para Bolsonaro. Simone Tebet, do MDB (5%). Ciro oscilou um ponto percentual para baixo em relação à pesquisa anterior.
Na sequência, Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) somam 1% das intenções. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. O Ipespe realizou 1.100 entrevistas em todo o país via telefone, entre os dias 14 e 16 de setembro. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08883/2022.