Foto: Reprodução
As declarações feitas pelo candidato do PDT, Roberto Cláudio, durante o debate realizado pelo Grupo Otimista, na última terça-feira (6), sobre as supostas “compra de apoio de prefeitos” e a existência de “mensalão cearense” foram duramente rebatidas pela governadora Izolda Cela, nas redes sociais.
Izolda se manifestou, na tarde desta quarta-feira (7), e escreveu em seu perfil do Twitter que tem visto as últimas declarações do candidato pedetista como “absurdas”, “covardes” e “irresponsáveis”.
“Tenho visto, com surpresa, declarações absurdas do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre o procedimento ético do nosso Governo. Cabe-me o dever de afirmar que não são verdadeiras”, afirmou a gestora.
A chefe do Palácio da Abolição continuou dizendo que as falas do candidato ao Governo “são também covardes e irresponsáveis, na medida em que desvirtuam os fatos e expõem a imagem do nosso Estado e de quem trabalha sério para seu desenvolvimento”.
Minutos depois, Roberto Cláudio rebateu a postagem de Izolda Cela dizendo que “a governadora não tem que se justificar para mim, tampouco me atacar. Ela, juntamente com os seus candidatos, Elmano e Camilo, têm que se defender mesmo é perante a justiça e se explicar, de fato, ao povo do Ceará”.
Racha PT e PDT
Izolda Cela e Roberto Cláudio antagonizaram a disputa interna para a escolha do candidato ao Governo, na fase de pré-campanha. Depois que o ex-prefeito de Fortaleza foi eleito para a investidura pelo diretório da sigla, Izolda desfiliou-se.
O clima entre os partidos não tem sido amigável na campanha. No debate realizado no Grupo Otimista, Roberto Cláudio disse que está havendo um “mensalão cearense”, se referindo aos eventos que motivaram uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que proíbe a contratação de novos convênios do Governo do Estado com os Municípios, até a eleição.
“A Justiça, o TRE, acabou de bloquear convênios entre o Governo do Estado e prefeituras, feitos de forma irregular de milhões de reais de recursos públicos, com a suspeita e alegação de que esse recurso foi usado para comprar apoio de prefeito”, disse o candidato pedetista, no debate.
Elmano de Freitas, candidato ao Governo pelo PT, não respondeu diretamente. Disse que o pedetista “estava muito perturbado” pela falta de apoio político e afirmou que o senador Cid Gomes e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes – ambos do PDT- já não mais apoiam Roberto Cláudio.
Elmano fez uma postagem, na tarde de quarta-feira (7), prestando solidariedade à governadora Izolda Cela. “Mulher séria, honrada e competente, e que merece todo o nosso respeito”, escreveu.
O ex-governador Camilo Santana também se manifestou nas redes sociais dizendo que Izolda foi atacada de forma “injusta” e “oportunista”. “É preciso mais respeito na política”, disse o petista.
O Otimista