quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Os 100 anos do rádio no Brasil

Prédio da Rádio União nos tempos de AM. Atualmente á frequência é 93,7 FM, mas continua no mesmo local há 40 anos.
Foto: Aroldo Viana.
O dia 7 de setembro, além de todo o significado para o povo brasileiro, também é marcado pela comemoração referente à primeira transmissão radiofônica no país. Ela foi feita na então capital federal, o Rio de Janeiro, em 1992 e este ato fez uma verdadeira revolução na comunicação brasileira.

Passados 100 anos, o rádio continua sendo hoje, o veículo de maior alcance em todo o território brasileiro, atingindo as regiões mais remotas do país e as mais diferentes classes sociais. Pesquisas indicam que mais de 80% da população ouve rádio. Além disso, é quem tem os maiores índices de credibilidade junto à população.

As inovações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo da história tem um papel fundamental nas formas de fazer e ouvir rádio. Hoje, a digitalização abre novas dimensões ao rádio em versatilidade, alcance, portabilidade e qualidade técnica das transmissões.
E a Rádio União FM 93,7 também está neste caminho, evoluindo e se reinventando diariamente. O próximo mês de outubro, marca o aniversário de nossa emissora, que em 2022 comemora 40 anos no ar. Ao longo destes anos, a Rádio União esteve presente no dia-a-dia do camocinense e de todos que a escutam em qualquer parte do mundo de maneira marcante, com campanhas sociais de grande vulto, polêmica, entretenimento, o que lhe garante uma excelente audiência em sua área de abrangência.

Atualmente possui um dos estúdios mais modernos do radio cearense, agregado à uma equipe de funcionários de alto gabarito e com o lema sempre presente que é: servir as pessoas com respeito e transparência.

São vários programas, todos os dias da semana, com conteúdos sempre atualizados e com a participação ampla da comunidade.

A Rádio União, a partir das novas tecnologias, também se reinventou. Hoje, assim como na própria programação do Grupo União de Comunicação está inserida em um contexto multimídia, aliando outras plataformas digitais à rotina. Por isso, ela vai durar muitas e muitas décadas, assim como o rádio no geral vai durar mais 100, 200, 300 anos e assim por diante.

Abaixo, o decreto federal que institui a Rádio União de Camocim pelo Presidente Figueiredo em 1981.
Senado Federal
Secretaria de Informação Legislativa

DECRETO Nº 86.168, DE 29 DE JUNHO DE 1981
Outorga concessão à RÁDIO UNIÃO DE CAMOCIM LTDA., para estabelecer uma estação de radiodifusão sonora em onda média de âmbito regional, na cidade de Camocim, Estado do Ceará.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe confere o artigo 81, item III, combinado com o artigo 8º, item XV, letra "a", da Constituição, e tendo em vista o que consta do Processo MC nº 11.477/80 (Edital nº 33/80),
DECRETA:
Art. 1º - Fica outorgada concessão à RÁDIO UNIÃO DE CAMOCIM LTDA., nos termos do artigo 28 do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, para estabelecer, sem direito de exclusividade, uma estação de radiodifusão sonora em onda média de âmbito regional, na cidade de Camocim, Estado do Ceará.
Parágrafo único - O contrato decorrente desta concessão obedecerá às cláusulas baixadas com o presente e deverá ser assinado dentro de 60 (sessenta) dias, a contar da publicação deste decreto no Diário Oficial da União, sob pena de se tornar nulo, de pleno direito, o ato de outorga.
Art. 2º - Este decreto entrará em vigor, na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Brasília, DF, 29 de junho de 1981; 160º da Independência e 93º da República.
JOÃO FIGUEIREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.