Em eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 54% a 37%. Brancos e nulos e os que não sabem ou não souberam responder somam 9%
A Pesquisa XP/Ipespe para as eleições presidenciais, divulgada nesta sexta-feira (23), tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da disputa, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. Ciro Gomes (PDT) vem logo atrás com 7%.
Quem vem a seguir é Simone Tebet (MDB)com 4%. Ela e Ciro estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Soraya Thronicke (União Brasil) alcançou 1% dos votos.
Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum entrevistado.
Os que dizem que irão votar em branco, anular, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar somam 5%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.
Em relação à pesquisa anterior do Ipespe, divulgada em 31 de agosto, Lula subiu três pontos percentuais, acima de margem de erro, indo de 43% para 46%. Bolsonaro manteve 35%. Ciro e Tebet oscilaram para baixo; o pedetista, de 9% para 7%, e a emedebista, de 5% para 4%.
2º turno
Em eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 54% a 37%. Brancos e nulos e os que não sabem ou não souberam responder somam 9%.
Os pesquisadores do Ipespe ouviram 2.000 eleitores de 19 a 21 de setembro. O intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08425/2022. Custou R$ 84.000,00 e foi paga pela XP Investimentos, segundo dados da Justiça Eleitoral.
O Otimista