Uma inusitada formação geométrica em uma plantação de trigo chamou a atenção de moradores de Ipuaçu, em Santa Catarina, na manhã da terça-feira (4). O agroglifo, com pelo menos sete formas diferentes sobrepostas, foi registrado por imagens aéreas e divulgado nas redes sociais do vereador Tiago Kosinski.
De acordo com o site Uol, não é a primeira vez que a cidade chama atenção com esse tipo de “aparição” nas plantações de trigo. Nas fotos desta terça-feira, é possível perceber círculos, triângulos e até mesmo um pentágono no desenho.
“É recorrente, em outros anos isso já aconteceu. Quando acontece em um ano, geralmente volta a acontecer no mínimo duas vezes antes da colheita, que ocorre em torno de 25 a 30 dias”, afirmou Tiago ao Uol.
O vereador contou que as pessoas que moram ao redor da plantação não perceberam nenhuma movimentação na parte da noite. A formação é um mistério para os moradores da região e segundo Kosinski, o município, de pouco mais de sete mil habitantes, atrai ufólogos de todo o Brasil pelas formações nas plantações sem origem identificada.
Ainda segundo o Uol, a própria prefeitura de Ipuaçu mapeia a ocorrência das formas que apareceram em 2008, 2009, 2010 e 2011. As marcas tinham entre 19 e 44 metros de diâmetro. Uma das últimas marcas da região foi encontrada em uma plantação de milho do município vizinho de Bom Jesus em 2017. Na ocasião, as marcas tinham cerca de 20 metros de diâmetro.