Foto: José Cruz/Agência Brasil
O salário a ser pago ao atual presidente ainda está sendo discutido internamente pela sigla
Após deixar o Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro já tem destino certo: ele deve assumir, em janeiro de 203, o cargo de presidente de honra do PL, partido pelo qual disputou a eleição que acabou no último dia 2 , com a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O cargo já existe e foi criado pelo presidente da legenda, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, para José Alencar, que foi vice-presidente nos primeiros mandatos de Lula. Além do novo cargo, cujo salário ainda está sendo discutido, Bolsonaro terá direito a cerca de R$ 40 mil, somando aposentadorias da Câmara e do Exército.
A legislação brasileira permite, também, que ao terminar o mandato, o ex-mandatário tem direito a contratar quatro servidores, seja para atuar na segurança ou apoio pessoal, dentre outras demandas, e dois veículos oficiais com motoristas. Todas essas despesas são custeadas pela Presidência da República.
Além disso, a sigla deverá se posicionar na semana que se inicia como oposição ao governo do presidente eleito Lula, que assume em 1º de janeiro de 2023.