Olhar para o céu, analisar diferentes sinais da natureza e, a partir desta leitura, traçar uma previsão para a quadra chuvosa. Esse ritual é feito todo fim de ano pelos chamados “Profetas da chuva", sertanejos que, ao longo de gerações, se debruçam em análises específicas – e, por vezes, peculiares – na tentativa de antever como será o "inverno" no Ceará”.
Para 2023, a previsão é animadora. O grupo de Quixadá, formado por cerca de 30 profetas, e que se constitui no mais tradicional do Estado, prevê "bom inverno" neste ano. A previsão é semelhante a do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujo prognóstico é positivo para os meses de janeiro a março.
O anúncio oficial dos sertanejos será realizado no próximo sábado, dia 14, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Quixadá. Esta será a 27ª edição do evento. Neste ano, serão quase 20 Profetas reunidos para partilharem, de forma oficial, as análises realizadas por eles. O grupo de Quixadá existe há 26 anos e é o mais tradicional do Estado.