Foto: Junio Pio
O aumento do ICMS no Ceará foi aprovado nesta quarta-feira (15), após votação calorosa dos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa (Alece). A arrecadação de 18% aumentou para 20%. A votação foi encerrada com 29 votos a favor e 13 contra, não tendo nenhuma abstenção ou ausência.
O aumento do imposto faz parte do pacote econômico enviado pelo Governo do Ceará à Assembleia Legislativa (Alece) e aprovado pela mesa diretora da Casa, nesta terça-feira (14). O imposto incide sobre produtos e serviços em geral, inclusive combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.
Após aprovação do pacote pela mesa diretora, a oposição solicitou adiamento da votação desta quarta, o que não foi atendido. Após o resultado de hoje, integrantes da oposição se manifestaram.
“Ceará, infelizmente, mais caro e o cearense mais lascado, porque essa conta quem vai pagar é você, quando comprar a cesta básica, quando pegar um ônibus, pegar um Uber”, criticou o deputado de oposição Sargento Reginauro (União Brasil), que votou contra a proposta.
O deputado Carmelo Neto (PL) também se manifestou em publicação nas redes sociais: “a gente fez o enfrentamento, mas infelizmente essa matéria foi aprovada. Ou seja, a maioria dando um exemplo péssimo para a população de que essa Casa permite aumento de imposto e tributo. Uma mensagem do governador que prometeu na campanha que não aumentaria imposto. Mas essa é a realidade”.