A partir deste sábado, 22/4, entram em vigor os reajustes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os clientes da Enel Ceará. A revisão tarifária prevê aumentos de até 11,54% em 2023.
A decisão impacta 3,8 milhões de unidades consumidoras da Enel-CE nos 184 municípios do Estado. O aumento médio é de 3,06%.
O reajuste para consumidores residenciais é de 4,6%. Para clientes de média e alta tensão (indústrias e grandes comércios) haverá redução de 3,77%.
O índice máximo de reajuste é destinado aos consumidores rurais, de 11,54%.
Consumidores precisam estar atentos às finanças
O processo de revisão tarifária da
Enel-CE é realizado a cada quatro anos pela Aneel para "preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão".
Nesta revisão, o aumento de 1,84% no custo com compra de energia e de 1,23% com custos com transporte de energia fizeram com que a distribuidora tivesse esse patamar de revisão na tarifa.
Para o consumidor, o que resta é apertar os cintos e absorver o aumento. O economista e educador financeiro Érico Veras Marques destaca que as famílias vão precisar redobrar os cuidados para evitar consumo desnecessário.
O esforço é necessário, ainda mais num momento em que outros boletos ainda estão demandando boa parte dos recursos familiares neste início de ano, como é o caso do IPVA, IPTU e da nova Taxa do Lixo - para os moradores de Fortaleza.
"As famílias precisam estar atentas, se policiarem. O orçamento vai ficando mais apertado e as famílias com contas apertadas vão precisar cortar em outras áreas", afirma Érico.
O educador financeiro destaca que são necessários cuidados especiais com consumo de energia de alguns eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar, fritadeiras elétricas e chuveiros elétricos.
O que disse a Enel Ceará após o aumento confirmado
Em entrevista, o diretor de regulação da Enel Ceará, Hugo Lamin, explicou que na próxima conta de luz, que o consumidor vai receber em maio, será cobrado um valor proporcional do reajuste. "Até o dia 21 com a tarifa que está vigente hoje e a partir do dia 22 de abril com esses valores anunciados."
O Povo