sexta-feira, 21 de julho de 2023

Bolsa Família: governo Lula omite dados sobre queda de beneficiários

O Ministério do Desenvolvimento publicou nesta terça, 18, um documento que faz com que o leitor interprete que houve um aumento de beneficiários do Programa Bolsa Família.

A matéria do governo, intitulada “Busca ativa garante inclusão 1,3 milhão de famílias no Bolsa Família”, omite a informação que, em 31 de dezembro de 2022, no último dia da gestão Bolsonaro, cerca de 21,6 milhões de pessoas eram beneficiadas com o programa.

Atualmente, o número concentra 20,9 milhões de brasileiros, uma queda de 700 mil famílias. A pasta também não informa a redução do benefício, que era de R$ 705 em média no mês de junho e passou a ser R$ 684 em julho.

Os estados da Bahia e Rio de Janeiro foram os que mais perderam beneficiários do programa.

No início do ano, houve uma avaliação dos cadastros, nos quais o governo identificou que 2,7 milhões não atendiam aos requisitos para o programa. Estas inscrições foram excluídas do Bolsa Família. Cerca de 3,7 milhões de cadastros foram incluídos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) nos três meses que antecederam as eleições presidenciais.

De acordo com o governo, muitas dessas inscrições eram indevidas.

O “Jornal Hoje” da TV Globo, exibiu uma reportagem de aproximadamente três minutos e divulgou o press-release do governo sobre o Bolsa Família sem citar a queda no total de famílias cadastradas.

O Ministério do Desenvolvimento, encabeçado pelo petista Wellington Dias, inicia o press-release desta forma: “Desde março, quando o Bolsa Família foi relançado pelo governo federal, 1,3 milhão de famílias foram incluídas no programa”. A interpretação do trecho se dá a partir do crescimento no número de beneficiários em 1,3 milhão, o que não aconteceu.

Em março deste ano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou publicamente a alteração do nome do programa de Auxílio Brasil para Bolsa Família. A iniciativa carrega um grande valor simbólico para o Planalto, uma vez que, este benefício, se tornou uma característica das campanhas eleitorais do PT.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.