quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Concurso elege jumento mais enfeitado em Sobral

No último sábado (20), o distrito de Jordão, no município de Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, foi palco para uma competição bem inusitada: um concurso do jumento mais enfeitado da região.

A disputa ocorreu no último dia da Festa de Nossa Senhora da Saúde, realizada tradicionalmente no mês de agosto na localidade de Serra do Rosário. Entre as fantasias, teve jegue vestido de dama de honra, jegue trajado de Igreja de Nossa Senhora e até jegue de Bob Marley.

Os jurados analisaram critérios como criatividade, adereços e a desenvoltura do jumento. Para participar, os tutores dos jumentos só precisam se apresentar no dia e na hora marcada com o jegue fantasiado.

Se quiser levar o prêmio, o tutor também tem que entrar na brincadeira: muitos vão vestidos com fantasias relacionadas às dos jegues.

“A festa tem o objetivo de resgatar a figura do jegue na paisagem nordestina", afirma o professor Audino Lopes, organizador do concurso. Conforme Audino, a população de jumentos da região tem diminuído, o que motivou a comunidade a colocar este animal como protagonista da festa.

A disputa é realizada pela comunidade, financiada pelos pequenos agricultores e comerciantes da região. O concurso tem regulamento: o condutor, por exemplo, não pode entrar na arena com o animal doente. Segundo a organização, na hora de montar a fantasia, estão vetados acessórios que possam ferir o animal ou prejudicar sua saúde de algum modo.

Um cercadinho é montado em frente aos jurados, que recebem as regras e os critérios de avaliação da organização. Os tutores e jumentos desfilam juntos e alguns inovam na apresentação para conquistar o júri: neste ano, por exemplo, dois tutores foram vestidos de noivo e noiva, e o jegue foi de dama de honra.

Ao todo, seis jumentos concorreram em 2023. Apesar do esforço dos demais, o vencedor desta edição foi o jegue chamado Manco, que concorreu pela primeira vez. Ele foi vestido de Igreja de Nossa Senhora da Saúde e conquistou a preferência dos jurados, que deram aos tutores do Manco o troféu de primeiro lugar e o prêmio principal de R$ 300.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.