Foto: Reprodução
De acordo com o ONS, houve um problema na ligação das regiões Nordeste e Norte com o sistema nacional e foi necessário provocar o apagão nas outras regiões
De acordo com o ONS, houve um problema na ligação das regiões Nordeste e Norte com o sistema nacional e foi necessário provocar o apagão nas outras regiões
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota divulgada às 11h50, que o apagão nacional desta terça-feira (15) foi uma “ação controlada” para evitar que um problema se espalhasse pela rede. De acordo com o ONS, às 8h31, houve um problema no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Com a ocorrência, houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia.
Com isso, foi feita uma operação de interrupção no Sul e no Sudeste, uma “ação controlada”, ou seja, proposital, para evitar propagação da ocorrência. Dessa forma, os estados do Sul e Sudeste foram afetados, mas de forma temporária e em menor proporção.
Na nota, o ONS informou ainda que assim que identificou a situação, foi iniciada uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da problema ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste.
Após apagão nacional, energia está voltando aos poucos no Ceará, diz Enel
A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou, por volta de 10h30 da manhã de hoje (15), que parte dos clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país, gerando um apagão nacional.
Mas, a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48 no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, o fornecimento esta sendo restabelecendo gradualmente, seguindo orientação do ONS.
Ainda de acordo com a Enel, o procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
GCMais