Foto: Joédson Alves/Agência Gov
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que, até o momento, não há razão que explique o problema ocorrido na terça-feira (15).Um dia após o apagão nacional que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, o Governo ainda não sabe o motivo da queda de energia. Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, até o momento, não há razão que explique o problema ocorrido na terça-feira (15). A afirmação foi feita em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na manhã desta quarta-feira (16). Rui Costa reiterou ainda a confiança no sistema elétrico nacional e disse que o ocorrido não se deve a falta de capacidade de geração, mas a provável erro ou falha técnica.
Um dia após apagão, governo não sabe o motivo da queda de energia
“Falei hoje pela manhã cedo com o ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira]. Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para este apagão”, declarou o ministro.
O ministro lembrou que, em outras situações, o país viveu apagões, mas por crise de geração de energia. “Ou seja, os reservatórios de água estavam em baixa e havia mais demanda que oferta de energia. Isso levava ao colapso do sistema. Não é o caso nesse momento. Estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão cheios e temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda para ter tido esse colapso”, acrescentou.
“Foi erro ou falha técnica”, emendou. “Precisamos agora identificar o que aconteceu. Espero que, o mais rápido possível, consigamos dizer à sociedade”, complementou ao informar que Alexandre Silveira já solicitou investigações inclusive policiais sobre o episódio, caso não haja, por parte dos operadores do sistema, uma “resposta firme” que esclareça a todos sobre o que causou a queda de energia.
Ministro diz que evento no Ceará e em outro local foi a causa do apagão que atingiu o país
Na tarde de ontem, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão que atingiu todas as regiões do país foi causado por um “evento” no estado do Ceará e talvez um outro, em local ainda não detectado pelas autoridades.
“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões. Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, disse o ministro em entrevista coletiva.
Alexandre Silveira ainda não explicou o motivo que exatamente causou o apagão. Apenas citou os dois “eventos”. “Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas”, completou o ministro.
GCMais