sexta-feira, 24 de maio de 2024

Operação policial captura 108 suspeitos de exploração sexual contra crianças e adolescentes no Ceará

Foto: Reprodução
Operações incluíram prisões em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e registro de atos infracionais contra adolescentes
As Forças de Segurança do Ceará realizaram uma grande ofensiva contra crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, resultando na captura de 108 suspeitos em todo o Estado. A operação, intitulada “Caminhos Seguros”, ocorreu entre os dias 2 e 20 de maio e foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol).

A ação é parte de uma ofensiva nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Ceará, as prisões foram realizadas pelas Polícias Civil e Militar, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As operações incluíram prisões em flagrante, cumprimento de mandados de prisão e registro de atos infracionais contra adolescentes.

Entre os casos destacados, as equipes da Copol e da Polícia Civil, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, capturaram na manhã desta sexta-feira (24) um homem de 32 anos na cidade de Quixadá. Ele estava sendo investigado por estupro de vulnerável contra alunas de uma instituição de ensino.

Crimes de exploração sexual no Ceará
Além das capturas e das ações ostensivas, a operação “Caminhos Seguros” também focou em atividades preventivas e educativas. Equipes das Polícias Civil e Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizaram 71 palestras em instituições de ensino, atingindo mais de 5,4 mil pessoas. Além disso, mais de 2.289 estabelecimentos foram fiscalizados e diversas abordagens a pessoas e veículos suspeitos foram realizadas.

Durante a operação, informativos foram distribuídos e ações educativas foram promovidas nos municípios cearenses para aumentar a conscientização sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra crimes sexuais.

Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.