A ecologia é a questão mais tratada pelas Campanhas da Fraternidade, até o momento, ao longo de 61 anos de existência.
A Campanha da Fraternidade 2025 é lançada nesta quarta-feira (5), com uma abordagem que foca nas questões ambientais, sob o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. A iniciativa da Igreja Católica também adota o lema: “Deus viu que tudo era muito bom”.
Em mensagem aos brasileiros, marcando o início da Campanha da Fraternidade, o Papa Francisco ainda destacou a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em Belém, no Pará. Segundo ele, a Campanha pretende contribuir para que, nessa ocasião, “as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação”.
A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, acolhendo sugestões vindas das ordens, congregações religiosas e dos fiéis, além de outros organismos do catolicismo.
A ecologia é a questão mais tratada pelas Campanhas da Fraternidade, até o momento, ao longo de 61 anos de existência. Foram oito anos em que a Campanha abordou essa temática.