segunda-feira, 17 de março de 2025

Em Fortaleza, 18 motoristas foram multados por arremessar água em pedestres

Foto Samuel Setubal
Ser surpreendido por um jato de água suja ao caminhar pelas ruas em dias de chuva é uma situação desagradável para qualquer pedestre. O que muitos não sabem, porém, é que essa prática pode gerar penalidades para os motoristas. 

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em Fortaleza, entre 2022 e 2024, foram registradas 18 autuações desse tipo. No entanto, para que o condutor seja punido, é necessário que a infração seja intencional.

Isso ocorre quando o motorista, mesmo tendo a possibilidade de reduzir a velocidade ou desviar, mantém ou altera a trajetória propositalmente para atingir pedestres ou veículos.

De acordo com o artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre pedestres ou outros veículos é considerado uma infração de natureza média, sujeita a multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo André Luís Barcelos, gerente de Operação e Fiscalização da AMC, essa conduta, além de desrespeitosa, pode representar um risco à segurança. “O agente precisa verificar se houve intenção do motorista em provocar o arremesso de água ou detritos. Quando isso ocorre, o condutor pode ser autuado”, explica.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.