terça-feira, 13 de setembro de 2022

Ceará é o estado do nordeste com mais casos de monkeypox (variola dos macacos)

De acordo com as atualizações da plataforma IntegraSUS, disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), ontem, 12, o Ceará ultrapassou a marca de 100 confirmações de casos de varíola dos macacos. Ao todo, até o momento de produção desta matéria, já eram 106 pacientes infectados no território cearense.

Fortaleza continua liderando o ranking de confirmações, com 88 pessoas com a enfermidade que ficou conhecida como “monkeypox”. Há também uma grande diferença entre a capital e o segundo lugar da lista, Caucaia, que tem 3 casos confirmados da doença. Fora esses dois, os outros municípios que têm mais de 1 confirmação são Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Outros Estados, Russas e Sobral, cada um com 2 pacientes.

É válido ressaltar que ainda há 371 suspeitas de varíola dos macacos no Ceará, dessas, 30 são classificadas como “casos prováveis”. Fortaleza também ocupa o primeiro lugar da lista de suspeitas prováveis, concentrando 20 do número total. Em seguida aparece Maracanaú, com 4 pacientes e os outros 6 se dividem igualmente entre as cidades de Aquiraz, Caucaia, Crato, Iguatu, Mulungu, Quixeré e Russas.

O sexo masculino também ainda representa a maior parte das confirmações cearenses, sendo 100 do total de infectados. Porém, 6 mulheres estão na estatística apresentada. Além disso, entre as suspeitas prováveis, o sexo feminino aparece outras 13 vezes. A faixa etária mais afetada do estado, porém, continua sendo a de 30 a 39 anos, que tem 48 homens e 2 mulheres.

Há pouco menos de uma semana, o Ceará confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança, que é residente de Fortaleza. De acordo com a plataforma IntegraSUS, trata-se de uma menina que tem entre 0 e 9 anos de idade.

Até o momento, os sintomas mais comuns relatados pelos cearenses confirmados são a erupção cutânea, que aparece em 79 casos; a febre, que surgiu em 62 pacientes; lesões genitais ou perianais, em 46 enfermos; a adenomegalia, relatada por 45 pessoas e a dor de cabeça, que foi uma das queixas de 40 pessoas infectadas com o vírus da monkeypox.

A plataforma IntegraSUS também revelou que, das confirmações 104 são residentes do Ceará, porém outros 2 pacientes moram na verdade na Bahia e no Maranhão, respectivamente. Ao todo, o estado já notificou 877 suspeitas, das quais 359 foram descartadas após análise laboratorial.

Ministério da Saúde
De acordo com o último boletim informativo divulgado pelo Ministério da Saúde ontem, 12, o Brasil tem atualmente 6.033 casos confirmados de varíola dos macacos. Desde o início do surto, o estado de São Paulo concentra a maior parte das infecções. Atualmente, com 3.363 casos, só São Paulo tem aproximadamente 55,7% do número total do país.

Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 826 confirmações e, em terceiro, Minas Gerais, com 327 pacientes. É válido ressaltar que Minas Gerais e Rio de Janeiro também já registraram 1 óbito em decorrência da doença, em ambos os casos os pacientes possuíam baixa imunidade e comorbidades.

O documento do Ministério da Saúde informa que, na região Nordeste, o Ceará é o estado mais afetado, sendo seguido pela Bahia, que tem 68 casos, e por Pernambuco, que contabilizou 61 pacientes com varíola dos macacos até o momento. Entre os menos afetados da região estão Sergipe, Alagoas e Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.