quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A Lula, Elmano fala de “força da aliança com o PDT no CE”

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) destacou, em pronunciamento feito nesta quarta-feira (5), a “força da aliança que temos com o PDT no Ceará”. A fala foi feita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante evento nacional de mobilização de governadores e senadores favoráveis à candidatura do petista à Presidência da República. Na ocasião, ele estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), o que motivou a declaração.

Ele ainda destacou sua vice, a ex-secretária estadual Jade Romero, por ser ela do MDB. A intenção era ilustrar uma parceria do PT com outras legendas no estado que possibilita, segundo ele, uma ampliação da votação de Lula no segundo turno em relação ao primeiro. O petista ressaltou, de modo especial, a governadora Izolda Cela (sem partido), que estaria presente mas cancelou a ida para tratar de assuntos da administração: “Quero dizer que ela é Lula, está com Lula e vai nos ajudar a construir essa ampla maioria no estado do Ceará”, disse ele.

O PT e o PDT romperam no Ceará em julho e Izolda esteve no centro das questões que levaram ao racha. À época no PDT, ela era um dos principais nomes do partido cotados para a disputa ao Governo do Estado, por já estar ocupando o Palácio da Abolição – tendo assumido em abril deste ano, após a desincompatibilização de Camilo Santana (PT) para concorrer ao Senado. Ela era apoiada enfaticamente pelo PT e outras legendas à época integrantes da aliança, mas o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio foi o escolhido em votação do diretório pedetista. Os petistas consideraram que foram alijados do processo e se efetivou o rompimento, com Izolda deixando o PDT pouco depois.

O cenário que restou dessa separação resultou em uma campanha permeada por embates principalmente entre Elmano e Roberto Cláudio, que por sua vez passou a fazer repetidas acusações sobre a atuação de Izolda no governo estadual, incluindo uso ilegal da máquina pública para beneficiar as candidaturas do PT. Passada a eleição, porém, é de interesse do futuro governador uma reaproximação com parlamentares pedetistas, levando em conta que o partido elegeu a maior bancada para a Assembleia Legislativa.

A possível reaproximação já vem sendo pautada por integrantes das siglas desde a campanha, com destaque para o senador Cid Gomes (PDT), que disse preferir se manter neutro no primeiro turno da disputa a governador para poder atuar como um elo de união entre PT e PDT no segundo. A disputa, no entanto, acabou já no primeiro turno, mas ainda assim Cid mantém relação de respeito com Camilo, Izolda e Elmano. Especula-se que ele poderia ser o agente para viabilizar essa reaproximação.
Lula
No evento da candidatura de Lula, Elmano ainda destacou a votação dada ao presidenciável pelo Ceará (de quase 66%) e a liderança de Camilo Santana no estado, que lhe deu quase 70% dos votos ao Senado Federal no último domingo (2).

“Queria dizer que o nosso povo tem muita consciência, porque vivenciou a experiência de ter o Lula presidente. Nós tínhamos 3 institutos federais, passamos de 30. Ganhamos universidade federal no Cariri. Ganhamos siderúrgica. No seu governo, tivemos crescimento de carteira assinada para o povo cearense poder melhorar de vida. Tivemos Minha Casa Minha Vida”, listou ele. Elmano também agradeceu o ex-presidente pela visita feita ao Ceará na antevéspera da eleição, quando Lula participou de caminhada no Centro de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.