quarta-feira, 5 de outubro de 2022

MDB libera filiados para apoio no 2º turno e Simone Tebet almoça com Lula para fechar acordo

Foto: Reprodução Record TV
Partido divulgará nota exaltando senadora como liderança nacional, mas não obrigará alinhamento ao petista
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anuncia nesta quarta-feira (5) a liberação de diretórios estaduais para manter alianças petistas e declararem apoio a Lula, mas não unificará posição nacional em favor do petista. A senadora Simone Tebet, no entanto, que concorreu à Presidência com o apoio da cúpula da legenda, fará uma declaração de voto a favor de Lula nesta tarde.

Pesou para a “solução salomônica” no MDB a forte aliança do partido com os petistas em vários estados. A legenda está coligada com o PT em diversos estados e tem vice nas chapas para os governos de cinco estados: Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Ceará, Sergipe. No Pará, que reelegeu Hélder Barbalho com ampla margem de votos, o vice é do PT. No entanto, em outras regiões, o alinhamento automático é rejeitado, como no Distrito Federal, onde o governador reeleito é aliado a Bolsonaro.

Em nota a ser divulgada hoje pelo MDB, o presidente Baleia Rossi explicará a posição do partido. Em cinco parágrafos a principal preocupação é reforçar a “liderança nacional” de Tebet, e sinalizar para a conciliação interna ao “dar liberdade para que cada um vote com a sua consciência”. O comunicado também deve reforçar a defesa da democracia.

Veja a nota divulgada pelo partido:
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.