Sargento Reginauro cobrou que o Governo do Estado envie para a Casa mensagem com o reajuste dos servidores públicos estaduais.
Foto: ALCE
Deputados da Assembleia Legislativa que fazem parte da bancada de oposição cobraram do governador Elmano de Freitas o reajuste salarial dos servidores públicos. Os parlamentares também destacam a necessidade de pagamento do piso salarial do magistério.
Desde o início da semana essas têm sido as cobranças feitas pelos deputados na tribuna da Casa. Queiroz Filho (PDT), por exemplo, cobrou do Governo o anúncio do valor do piso salarial que será aplicado para os professores da educação básica do Ceará. Ele lembrou que, no início do ano, o ministro da Educação Camilo Santana anunciou a porcentagem do reajuste, que ainda não foi aplicado.
Segundo Queiroz Filho, há indicativos de que o repasse do Fundeb para este ano seja de, pelo menos, 20% superior ao repasse do Fundeb de 2022. Conforme informou, a Prefeitura de Fortaleza já teria concedido o reajuste e informou ainda que o piso do magistério estadual é um tema que ele pretende levar para debater em uma audiência pública, com a participação dos sindicatos de professores.
Antônio Henrique (PDT) também fez a cobrança, na sessão desta quinta-feira. “Até agora, dois meses depois desse anúncio, não chegou nenhuma mensagem para esta Casa tratando do assunto. E somos o Estado do ministro, que deveria dar o bom exemplo”, salientou o parlamentar.
Já Sargento Reginauro (União) cobrou que o Governo do Estado envie para a Casa mensagem com o reajuste dos servidores públicos estaduais. Segundo ele, “já são mais de dois meses de Governo Elmano de Freitas e não se ouve nada sobre aumento para os servidores públicos”. Ele criticou a postura do governador em relação ao tema.
“É um governador do PT, o partido das grandes lutas pelas classes trabalhadoras, que esqueceu os seus princípios e prioridades. Onde está a preocupação com o servidor público?” – (Sargento Reginauro)
Para Reginauro, o servidor público é quem mantém o Estado funcionando em serviços essenciais, devendo ter o merecido respeito e reconhecimento. Dra. Silvana (PL) corroborou com seus pares nas cobranças feitas no Plenário 13 de Maio. “Conte comigo na defesa desses profissionais, que desejam e merecem o justo reajuste”.
Em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, o governador Elmano de Freitas anunciou que o piso dos professores deve ser anunciado “nas próximas semanas”. Ainda de acordo com ele, há um compromisso de reajuste às demais categorias. “Eu sou da opinião de que devemos ter uma política para todos os servidores”.
Blog do Edison Silva