Os serviços de registro civil à população em situação de vulnerabilidade social da capital e interior ofertados pelo Caminhão do Cidadão serão realizados por biometria. A partir desta segunda-feira (13), todas as unidades móveis da Secretaria da Proteção Social contarão com kits de biometria para coleta das impressões digitais, fotografia facial e assinatura das pessoas atendidas, tudo de forma eletrônica.
“A instalação de kits de biometria é uma inovação nos serviços do Caminhão do Cidadão, mais um benefício de cidadania que o Governo do Ceará oferece à população para desburocratizar e agilizar a emissão do documento de identificação”, destaca a titular da Secretaria de Proteção Social, Onélia Santana.
“Com a biometria, as pessoas não mais precisam levar fotos impressas ou “sujar” os dedos para registrar a Carteira de Identidade”, acrescenta o supervisor do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima.
Caminhão do Cidadão com biometria
Nesta semana, os serviços de cidadania serão levados a mais dez comunidades dos municípios de Fortaleza, Pacatuba, Ibaretama e Quixadá. Em Pacatuba, o atendimento começa dia 13, pelo Centro; seguindo na terça-feira, 14, para o bairro Senador Carlos Jereissati, e no dia 15, para o Residencial Nova Pacatuba. Quinta-feira, 16, será atendida a população do bairro Pavuna e na sexta-feira, 17, a comunidade da Quadra do Munguba, também em Pacatuba.
Na capital, os serviços começam na terça-feira (14), pelo Residencial José Euclides, seguindo para o Residencial Luiz Gonzaga, na quarta-feira, e para o Residencial Maria Tomásia, na quinta-feira, todos no Jangurussu.
No Interior, a população de Ibaretama será atendida por três dias seguidos, de 14 a 16. Na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18, serão contempladas, respectivamente, as comunidades de Piranji e Campo Novo, ambas em Quixadá.
Entre os serviços oferecidos, pelas quatro unidades móveis de cidadania da SPS, estão emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital).
GCMais