quinta-feira, 16 de março de 2023

Universidade reforça segurança após mensagem de massacre em Sobral

Uma ameaça de massacre junto a pichação do símbolo da suástica, em apologia ao nazismo, foram pichados nas dependências da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Norte do Ceará. O suposto ataque foi anunciado para esta quinta-feira (16), segundo imagem que circula nas redes sociais. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Municipal de Sobral, investiga o caso.

Em nota, a instituição informa que apura os fatos e garante ter acionado as autoridades, "inclusive de segurança" para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra a ameaça.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que investiga uma suposta ameaça, após a denúncia de um estudante, e pontuou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento dentro e fora do campus Betânia da UVA. A faculdade corroborou o fato e informou que os agentes de segurança começaram rondas no local.

UNIVERSIDADE INVESTIGA
A UVA ainda manifestou "total repúdio às ameaças e ato de vandalismo em apologia ao nazismo, ocorridos no Centro de Ciências da Saúde - CCS". A instituição pontuou que já está em busca do autor do ato criminoso

Segundo a faculdade, as direções e coordenações estão em diálogo com professores e alunos para pactuar, "junto com os docentes e estudantes, os cronogramas de aula nos próximos dias".

"É inadmissível que esses atos ocorram em uma instituição pública, que sobretudo preza por um espaço de diversidade e respeito. Desta forma, repudiamos veementemente qualquer ato de intolerância e ódio propagados por ideologias cruéis, fascistas e nazistas", publicou a UVA.

REPÚDIO DE ESTUDANTES
O Diretório Central de Estudantes (DCE) da UVA, bem como outros centros acadêmicos, publicaram nota de repúdio ao ato "de vandalismo, apologético ao nazismo e de ameaça de massacre".

É inaceitável que em pleno século XXI, ainda existam pessoas, principalmente, estudantes, que façam apologia a um momento tão cruel e perigoso na história mundial", escreveu O DCE.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.