quarta-feira, 30 de abril de 2025

“Tenho nove anos, sou faccionado e vou lutar nesta guerra até o fim”, disse criança apreendida pela PM

Outros quatro indivíduos foram conduzidos para a delegacia com mais armas, como um fuzil, simulacro de pistola e revólveres; a ação dos policiais da Força Tática ocorreu na tarde desta terça-feira (29).
Um patrulhamento de rotina realizado por uma equipe da Força Tática do 9° Batalhão, na tarde desta terça-feira (29), no bairro Felipe Camarão, culminou com um desdobramento um tanto quanto chocante quando o assunto é violência. Quatro indivíduos foram detidos com seis armas, sendo uma delas um fuzil calibre 765. Porém, o que chamou a atenção dos agentes foi o depoimento de uma criança de nove anos de idade, que estava com o grupo, o menor afirmou, sem omitir a verdade, que estava preparado para a guerra contra os faccionados rivais.

De acordo com a jornalista da TV Ponta Negra, Juliana Lobo, que recebeu as informações dos PMs da guarnição, o menino, já acompanhado por dois comparsas e pelos policiais, indicou onde estavam os suspeitos que correram durante a incursão. Ao chegar em um determinado endereço, os policiais militares se depararam com um outros dois indivíduos e seis armas, sendo, um simulacro de pistola, uma espingarda de chumbinho, três revólveres e um fuzil calibre 765. No interior do imóvel existiam porções de drogas prontas para a venda. 

A criança de nove anos foi entregue aos pais e os outros acabaram conduzidos para a delegacia onde foram realizados os procedimentos cabíveis. 

Homem é morto a tiros por espiar mulher casada

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o assassinato de Lucivaldo Joaquim Silva de Oliveira, o “Bodoroque”, de 39 anos, morto em 2 de março de 2025, no distrito de Primeira Lagoa, em Ceará-Mirim. Quatro homens foram indiciados por homicídio doloso duplamente qualificado; um deles também responderá por porte ilegal de arma.

Segundo a investigação, a vítima foi perseguida, agredida e, após perder a consciência, baleada por um dos suspeitos. O crime teria sido motivado por ciúmes, após Lucivaldo supostamente observar a companheira de um dos agressores.

Sogro flagra genro e um amigo em ato sexual em Barragem

Uma situação polêmica tem repercutido em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Segundo relatos que circulam em alguns grupos de WhatsApp, um homem desconfiou da frequência com que o genro e um amigo dele faziam visitas à Barragem do município, sempre com a mesma desculpa: “Caminhar”.

Desconfiado com as idas constantes e os horários pouco usuais, o sogro decidiu seguir os dois sem avisar. Ao chegar a um estacionamento próximo a um balneário às margens da barragem, em uma área mais isolada, ele teria flagrado o genro e o amigo em um momento de intimidade.

O flagrante teria ocorrido em uma parte menos iluminada e mais afastada do local. Os dois, constrangidos, subiram as vestis e foram embora. Informações Alto Oeste Divulgações 

Mães de alunos de colégios tradicionais de Natal descobrem grupo de pedófilos no celular dos filhos

Várias mães de alunos de vários colégios tradicionais de Natal encontraram um grupo criado por pedófilos no celular dos filhos. A informação é do Blog de Gustavo Negreiros, baseado no depoimento dessas mães. O caso já foi levado para a Polícia Civil do RN. 

Segundo as informações reveladas por elas, as mensagens têm cunhos sexuais. O administradores do grupo seriam pessoas de outros estados. Segundo informado ao blog, há contatos de vários lugares, mas a maioria de Natal – e do Marista. 
Pelo que foi constatado por elas, a tática deles é de adicionar as crianças e criar uma corrente de um adicionar o outro. A filha de uma leitora do blog foi adicionada, mas não chegou a ver porque já estava dormindo e a mãe estava com o celular dela. 

Não bastasse as mensagens e fotos, tem uma enquete para identificar de qual escola as crianças são. O caso será levado à Polícia Civil para investigar e é muito importante que os pais fiquem alerta aos celulares de seus filhos. 

Polícia Federal vai leiloar veículos no Ceará

Foto Divulgação
A Polícia Federal (PF) no Ceará realizará no dia 8 de maio, a partir das 10h, um leilão online de veículos conservados e sucatas aproveitáveis. O leilão será realizado através do site do leiloeiro Daniel Elias Garcia.

Serão leiloados veículos variados, como Toyota Corolla, Ford Focus, Fiat Palio, VW Gol, VW Saveiro, Fiat Siena, Nissan Xterra, Mitsubishi L200 e Pajero Dakar, com valores iniciais de lance a partir de R$ 7.500.

Além dos carros, serão ofertadas sucatas que só poderão ser compradas por pessoas jurídicas que atendam aos requisitos da Lei nº 12.977/2014 e Resolução nº 611/2016 do Contran.

Como participar

A participação no leilão é online, e os interessados devem se cadastrar no site do leiloeiro oficial. O cadastro deve ser feito com antecedência mínima de 48 horas da data do leilão. Pessoas físicas e jurídicas podem participar, desde que atendam às condições previstas no edital.

Quem pode participar?

Podem participar o leilão maiores de idade ou emancipadas, com documentos de identificação válidos (foto, CPF e comprovante de residência) e empresas inscritas no CNPJ, representadas por sócio dirigente ou procurador com procuração.

No entanto, não podem participar servidores da Polícia Federal, seus parentes até segundo grau e membros da equipe do leiloeiro, além de pessoas proibidas de participar de licitações, conforme o artigo 14 da Lei nº 14.133/2021.

Como fazer os lances

Os lances serão feitos exclusivamente de forma online, e os participantes devem registrar os lances dentro do valor mínimo de arrematação estipulado para cada lote. Os lances são irrevogáveis. O maior lance registrado até a abertura do pregão será o vencedor, a menos que outro lance superior seja feito nos 15 segundos seguintes.

Visitação

Para quem deseja conferir de perto os bens que serão leiloados, haverá uma visitação pública nos dias 6 e 7 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os locais de visitação serão:Superintendência da PF em Fortaleza: Av. Borges de Melo, 440, Bairro de Fátima.

Delegacia da PF em Juazeiro do Norte: Av. Pres. Castelo Branco, 400, Bairro Romeirão.

D&M Comércio de Veículos: Rua Cel. Zacarias José de França, 255A, Bairro Cajazeiras, Fortaleza.

Pagamento e retirada dos bens

Após o leilão, o pagamento dos bens arrematados deve ser feito à vista, no prazo de 24 horas. O pagamento pode ser realizado via transferência bancária ou Pix. Além disso, a comissão do leiloeiro, que corresponde a 5% do valor do lance, deve ser paga separadamente.

A entrega dos veículos será feita em até 15 dias úteis após o leilão. A retirada dos lotes deve ocorrer em até 30 dias após a arrematação. Caso o comprador não retire o bem dentro do prazo, o lote será considerado abandonado, sem direito a restituição.

Com informações do Diário do Nordeste.

Laudo confirma chumbinho em ovo de páscoa que matou crianças no Maranhão

Foto Reprodução/TV Mirante
O ovo de páscoa que envenenou família e matou duas crianças no Maranhão foi adulterado com chumbinho, segundo confirmou laudo da Polícia Civil divulgado nesta quarta-feira (30). 

A substância é um pesticida usado de forma clandestina para matar ratos e foi encontrada no ovo, nos corpos das vítimas e no material recolhido com a suspeita do crime. 

De acordo com o Instituto de Criminalística, o inquérito foi concluído e Jordélia Pereira, presa desde o dia 17 de abril por suspeita do envenenamento, permanecerá sob custódia das autoridades. 

As crianças que morreram envenenadas no último dia 16 de abril são os irmãos Evelyn Fernanda Rocha Silva, 13 e Luís Fernando, 7. A mãe deles, Mirian Lira, também consumiu o ovo de páscoa e foi internada após massar mal, mas sobreviveu e recebeu alta no último dia 23 de abril.

Evelyn chegou a ser internada, mas não resistiu e faleceu no hospital. Já Luís Fernando, morreu logo após ingerir o ovo de páscoa.

Com informações do G1, via Diário do Nordeste.

Operação da Polícia Civil prende integrantes de grupo criminoso por tráfico e lavagem de dinheiro

Além do Ceará as ações foram realizadas em mais sete Estados
Uma ofensiva deflagrada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (30), uma operação interestadual de combate a um grupo criminoso, envolvido com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Nove pessoas foram capturadas. Além das prisões, armas, drogas e veículos também foram apreendidos, assim como contas bancárias em nome dos suspeitos foram bloqueadas por determinação judicial.

A ação contou com apoio do Ministério da Justiça (MJ) e as ofensivas estão acontecendo de forma simultânea em Fortaleza, Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Mais de 20 viaturas com cerca de 100 policiais foram utilizados na operação.

Confira imagens das ações policiais

Dono de rádio é morto a tiros no dia do aniversário ao sair de padaria, no Ceará

Crime pode está ligado a disputa por contratos de licitação no interior do Estado
Um empresário dos setores de comunicação e iluminação pública, foi assassinado na manhã desta quarta-feira (30), no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza. Vinicius Cunha Batista, estava embarcando no veículo quando foi surpreendido por criminosos armados, que efetuaram vários disparos, resultando na morte imediata do proprietário da emissora de Rádio Uirapuru Jaguaribana de Morada Nova.

De acordo com informações de testemunhas, Vinícius Cunha saía de uma panificadora onde tomou café da manhã e quando se dirigia para o carro estacionado na rua foi atacado. O crime ocorreu no dia do aniversário da vítima, que além de uma Rádio também era proprietária de uma empresa que atua na instalação e manutenção de equipamento de iluminação pública. As motivações para o assassinato ainda estão sendo investigadas, mas pessoas ligadas ao empresário suspeitam que a execução seja consequência da insistência de Vinícius Cunha em concorrer a processos licitatórios de contratos de prestação de serviço em municípios do interior do estado.

O setor é disputado pelo crime organizado que tem a intenção de monopolizar a prestação de serviços de Iluminação pública, coleta de lixo, obras dentre outros serviços terceirizados.

CBF nega camisa vermelha na Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negou nesta terça-feira (29), que a próxima camisa secundária da Seleção Brasileira será vermelha. Em nota, a entidade informou que vai apresentar os uniformes oficiais para a Copa do Mundo de 2026 em junho do ano que vem. “Até o momento, a CBF não aprovou nenhum uniforme.”

A repercussão nas redes sociais começou nesta segunda-feira (28), depois que o site inglês Footy Headlines publicou a suposta mudança de visual. A informação era que a instituição esportiva adotaria uma camisa vermelha como alternativa ao tradicional azul.

A notícia do site europeu provocou debates entre torcedores, já que a Seleção é tradicionalmente associada às cores amarela, azul e verde. Parte do público demonstrou simpatia com a possível novidade, enquanto outros criticaram a quebra da tradição. O narrador Galvão Bueno, por exemplo, fez duras críticas à hipótese.

A CBF se manifestou ao dizer que já usou uniformes com cores diferentes em ocasiões especiais. Um exemplo recente ocorreu em 2023, quando a equipe entrou em campo vestindo camisetas pretas, em protesto contra o racismo.

Mudanças exigem autorização da diretoria

Conforme a CBF, alterações nas cores tradicionais só podem ocorrer com autorização expressa da diretoria, respeitando o estatuto da entidade. A exceção aberta em 2023 foi um modelo simbólico, voltado a uma causa social.

O artigo 13, inciso III do estatuto da CBF estabelece que “os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF”, podendo variar por exigências climáticas ou em versões comemorativas, desde que previamente aprovadas pela diretoria. A entidade reiterou que qualquer novo modelo seguirá essas regras.

Nota oficial da entidade

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção. A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike”.

Com informações de Revista Oeste

Homem é preso após arrancar pedaço de queixo da esposa com mordida no interior do Ceará

Mulher agredida pelo marido teve parte do queixo arrancada por uma mordida e foi levado ao hospital municipal de Viçosa do Ceará
O homem foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de violência doméstica e familiar e tentativa de feminicídio
Um homem foi preso por violência doméstica após agredir a esposa e arrancar um pedaço do queixo dela com uma mordida. O caso aconteceu no último domingo (27) no município de Viçosa do Ceará.

A equipe da Polícia Militar foi acionada pelo hospital municipal após a mulher dar entrada na unidade de saúde com diversas lesões. O marido estava acompanhando ela e disse que a vítima havia sido mordida por um cachorro.

A vítima relata que o marido havia dado um "mata-leão" nela, e para se desvencilhar, ela mordeu o braço dele. Após soltá-la, no entanto, ele teria mordido o rosto dela.

Após a chegada dos policiais, o homem foi preso em flagrante e levado à delegacia, onde foi autuado pelos crimes de violência doméstica e familiar e tentativa de feminicídio.

O homem permaneceu preso, à disposição da Justiça. Não há informações sobre o atual estado de saúde da vítima.

Vice-prefeito engravida a amante e nega o pagamento de pensão alimentícia

Um vice-prefeito de um município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, está no centro de um escândalo pessoal e político que vem agitando os bastidores locais. O caso envolve uma relação extraconjugal, reconhecimento de paternidade e uma disputa judicial sobre pensão alimentícia. Conforme apurado por fontes próximas ao caso, o político reconheceu ser o pai da criança fruto da relação, mas vem se recusando a cumprir suas obrigações financeiras.

Esposa descobre caso e crise se instala

A crise tomou maiores proporções após a esposa oficial do vice-prefeito tomar conhecimento do envolvimento extraconjugal. Desde então, o casal enfrenta tensões domésticas, enquanto a mulher, além da dor da traição, acompanha de perto o processo judicial que corre sob sigilo.

Má-fé e abandono: acusações ganham força

De acordo com pessoas próximas, a postura do político tem sido marcada por omissão deliberada. Ele estaria, segundo relatos, agindo com “má-fé” e promovendo “abandono moral”, apesar de reconhecer a paternidade. A mãe da criança, com apoio jurídico, tenta garantir os direitos básicos do filho, que incluem o pagamento regular da pensão.

Justiça pressionada e bastidores em alerta

A disputa tem avançado na Justiça da região, com audiências tensas e constantes trocas de acusações. A repercussão nos meios políticos locais é crescente e gera constrangimento à imagem do vice-prefeito, inclusive entre aliados próximos.

Vídeo: ‘Não fiz, filha piranha’ . Pai “dá surra” na filha após flagrá-la marcando suruba nas redes sociais

O caso, que ocorreu após a adolescente ter se mudado para a casa do pai alegando abuso na residência da mãe
Um vídeo chocante tem circulado nas redes sociais, mostrando um pai agredindo a filha de 15 anos após flagrar conversas explícitas e mensagens marcando um encontro sexual com outros jovens. O caso, que ocorreu após a adolescente ter se mudado para a casa do pai alegando abuso na residência da mãe, reacendeu discussões sobre violência doméstica, educação e exposição de menores na internet.

De acordo com relatos, o pai da jovem teria acessado o celular da filha e encontrado trocas de mensagens com vários rapazes, incluindo fotos íntimas e combinando um encontro sexual. Revoltado, ele decidiu gravar um vídeo enquanto a agredia fisicamente e a xingava, dizendo: “Eu não fiz, filha piranha!” e afirmando que, se ela queria “fama” nas redes sociais, teria.

O vídeo, que rapidamente viralizou, gerou reações polarizadas. Enquanto alguns defendem que o pai agiu por “proteção” e “repreensão”, a maioria condenou a violência, argumentando que a agressão física não é a solução e que o caso deveria ser tratado com diálogo e apoio psicológico.

VÍDEO E FONTE DA MATÉRIA AQUI.:

ATS, o código malicioso: Novo golpe do Pix tira dinheiro de contas sem deixar nenhum rastro

A agilidade do Pix também atraiu golpistas, e a equipe da TV Guararapes/ RECORD foi em busca de dicas para você não ser vítima dessa prática.

Desconfie de mensagens urgentes e links suspeitos. Verifique sempre a fonte do contato em canais oficiais.

Confirme atentamente os dados do destinatário e o nome completo antes de pagar. Em compras online, cheque a reputação da loja.

Use chaves Pix aleatórias, mantenha o app bancário atualizado e ative a dupla autenticação.

Desconfie de pedidos de Pix incomuns de conhecidos e nunca compartilhe dados bancários.

terça-feira, 29 de abril de 2025

De Tianguá à Guaraciaba do Norte: Polícia Civil prende dois suspeitos acusados de estupro

Investigados por crimes de estupro de vulnerável registrados no município de Guaraciaba do Norte
Um trabalho da Policia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nesta terça-feira (29), nas capturas de dois indivíduos de 37 e 60 anos, investigados por crimes de estupro de vulnerável registrados no município de Guaraciaba do Norte.

Na primeira ação policiais civis da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte cumpriram um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão expedido pela Comarca do município em desfavor de um homem, de 37 anos. O indivíduo é suspeito de estuprar a própria enteada, uma criança de 11 anos. O suspeito havia se separado da genitora da vítima. De acordo com as investigações, ele abordou a criança no retorno da escola e praticou atos libidinosos em local ermo. Após representação pela prisão do indivíduo, o suspeito foi capturado e conduzido para a Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, após os procedimentos cabíveis, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

Logo depois, equipes da Delegacia Regional de Tianguá cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Guaraciaba do Norte, em desfavor de um homem de 60 anos. O suspeito foi preso após a PCCE representar pela prisão preventiva do indivíduo. O homem é investigado por quatros crimes de estupro de vulnerável. Todas as vítimas tinham menos de 14 anos, à época dos fatos. Uma das genitoras registrou boletim de ocorrência relatando os ocorridos.

O mandado de prisão preventiva por crime de estupro de vulnerável foi cumprido na Delegacia de Tianguá, após policiais civis da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, darem cumprimento ao mandado de busca e apreensão em um imóvel na região. Diante disso, o homem está à disposição da Justiça.

Deputados denunciam projeto da prefeitura de Jijoca durante sessão na Alece

Deputados estaduais cearenses, na sessão desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), denunciaram crimes ambientais que estariam sendo cometidos na Vila de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara. João Jaime (PP) utilizou seu momento de fala para criticar o processo de concessão do Parque Nacional (Parna).

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) denunciou um Projeto de Lei da Prefeitura que está tramitando na Câmara Municipal e que visa regulamentar, com o pagamento de uma taxa, a construção de edifícios com mais de dois andares na vila.

Aldigueri ressaltou que, desde a década de 80, quando foi implementada a Área de Proteção Ambiental (APA) na vila de Jericoacoara, só são permitidos edifícios com térreo e primeiro andar ou primeiro e segundo andar, desde que possuam altura máxima de sete metros. “Um projeto que tramita em regime de urgência para regulamentar e regularizar os crimes ambientais cometidos”, disse.

Segundo a Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara, o projeto está previsto para ser votado na sessão desta quarta-feira (30) no Legislativo Municipal. A matéria, enviada pelo prefeito Leonardo Cesar (PP), tramita em regime de “urgência urgentíssima”, como aponta o texto.

PARNA DE JERICOACOARA

João Jaime lembrou que a concessão de serviços de apoio à visitação do Parna de Jericoacoara, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi vencida pelo Consórcio Dunas, formado pelo Grupo Cataratas junto à Construcap. Esta última, aliás, possui como presidente Roberto Ribeiro Capobianco, que já foi alvo da Lava Jato em 2016 e é irmão de João Paulo Ribeiro Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente.

Como ressaltou Jaime, foram cobrados R$ 61 milhões pela concessão ao consórcio, que tem compromisso de investir R$ 116 milhões ao ano. Nesta segunda-feira (28), foi divulgada a quantidade de turistas que visitaram a vila em 2024. Com um milhão e meio de visitantes durante os 12 meses do ano passado, o parlamentar destacou que o número é 3,6% superior ao de 2023. Com uma média de três dias por visitante, o legislador calculou que, ao ano, o número de visitantes daria uma arrecadação de R$ 225 milhões, valor mais de R$ 100 milhões superior ao compromisso do consórcio em investimento.

“É um ‘negócio da China’, absurdo. Não leva nada para a vila, porque a vila já tem sua Taxa de Turismo, destinada a melhorias dentro da vila”, disse.

Ainda segundo o deputado, a companhia que venceu o consórcio mentiu ao informar, em audiência pública, que não iria construir empreendimentos para outras fontes de arrecadação. “Destinaram parte do parque para um hotel e querem restaurantes”, denunciou. “É preciso que se tome providências. O município já multou a empresa porque estava fazendo obras sem licença ambiental. O ICMBio, órgão fiscalizador, autorizou obras sem licença ambiental no município, no Estado ou na própria União, com o Ibama”.

“Até a última gota de sangue”: CV e PCC declaram fim da trégua

Em fevereiro deste ano, a coluna revelou, com exclusividade, uma articulação de paz entre as duas maiores organizações criminosas do país — Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). Apenas dois meses depois dos indícios de trégua, porém, mensagens de texto encaminhadas por meio de aplicativo revelam que a guerra sangrenta continua.

Circulam, nas redes sociais, “salves” — expressão usada para descrever um tipo de “comunicado oficial” expedido pelas facções — decretando o fim da trégua entre as organizações criminosas. A coluna conversou com fontes ligadas ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), que confirmou a veracidade dos rumores de que as mensagens circulam em diversos estados.

Em uma das notas, intitulada como “comunicado geral” e com data dessa segunda-feira (28/4), o PCC bateu o martelo e escreveu que “chegou ao fim nossa aliança e qualquer compromisso com o Comando Vermelho”.

Em uma “circular informativa” encaminhada por meio das redes sociais, com assunto “Ruptura de Aliança com o PCC e Reforço de Diretrizes Internas”, o Comando Vermelho informou que, a partir daquele dia, segunda-feira (28/4), não manteria mais qualquer aliança ou compromisso com o PCC.

Em seguida, o grupo reforça regras do regimento interno da facção e declara que qualquer membro do CV que cometer atos que manchem o nome da facção, conforme previsto no estatuto da organização, será punido “exemplarmente, independente de haver ou não aliança”.

Diferentemente das outras notas, que informam o fim da trégua com pacificidade, um dos comunicados diz que não haverá mais qualquer tipo de trégua com o PCC dentro do estado de Santa Catarina e declara guerra ao grupo rival.

“Não iremos ter mais trégua nem cessar-fogo com o PCC. A guerra está em aberto. Resumindo, o PCC é nosso inimigo até o fim. Irmãos, sem qualquer tipo de ideia ou diálogo, não vamos aceitar nenhum integrante do PCC no nosso solo sagrado e iremos eliminar todos que descobrirmos dentro do estado. A guerra é sem fim até a última gota de sangue. Não queremos ideia nenhuma com esta organização.”

Bandido sanguinário que matou filho envenenado está foragido

Um bebê de 1 ano e 10 meses morreu em Triunfo Potiguar, no interior do Rio Grande do Norte, na noite de domingo 27. A principal suspeita é de que o bebê tenha sido envenenado. A Polícia Civil investiga o caso, e o principal suspeito é o pai da criança.

De acordo com a polícia, o menino Aslan Gael Ferreira Ramalho estava na casa do pai, Allan da Silva Ferreira, quando a mãe, Flávia Quintana, foi buscá-lo. Os pais eram separados. Ao chegar ao local, Flávia percebeu que o filho não apresentava estímulos e não reagia. Questionado, o pai afirmou que apenas havia alimentado a criança e que ela estava bem.

Ambos levaram o bebê ao hospital da cidade, onde os profissionais de saúde tentaram reanimá-lo, mas Aslan não resistiu.

Após a confirmação da morte, Allan afirmou que iria até sua residência buscar a documentação do menino. No entanto, demorou a retornar. Preocupada, a mãe foi até o local e encontrou a casa com marcas de muito sangue. Ainda segundo o relato da mãe à polícia, o ex-companheiro foi visto tentando ferir o próprio peito, simulando golpes de faca.

Leia também * Tragédia: Homem mata filho envenenado e tenta suicídio em Triunfo Potiguar, RN. - Blog do João Marcolino

Assustada, Flávia correu do local e acionou a Polícia Militar. Quando os agentes chegaram à residência, o suspeito já havia fugido. Vizinhos relataram que ele teria deixado o local em uma motocicleta e, até o momento, não foi encontrado.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Caicó, onde uma necropsia começou a ser realizada na manhã desta segunda-feira 28.

A suspeita inicial é de envenenamento, mas o laudo oficial ainda não ficou pronto. Segundo o Itep, exames que envolvem análise de substâncias químicas no organismo exigem mais tempo para conclusão.

A Polícia Civil continua as buscas pelo suspeito e apura os detalhes do caso.

Blog do joão marcolino

Suspeito de se passar pelo governador do Ceará diz que pediu dinheiro em tom de brincadeira

Foto Thiago Gadelha
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) identificou, nesta terça-feira (29), um homem de 32 anos como responsável por se passar pelo governador Elmano de Freitas (PT) para pedir R$ 100 para pagamento de servidores.

O suspeito é natural de Jaguaruana e foi conduzido por policiais até a Delegacia Regional de Aracati, onde prestou esclarecimentos a respeito do caso.

Segundo os investigadores, o homem alegou que a mensagem foi enviada em tom de brincadeira a um colega de trabalho. Este não identificou o autor, mas capturou a tela do aparelho e divulgou a mensagem nas redes sociais, supostamente para alertar sobre uma tentativa de golpe.

A imagem acabou se tornando pública, o que motivou oitivas e diligências da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

O caso, segundo a DRCC, segue em investigação, para que se certifique que não houve nenhuma vítima lesada financeiramente.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem é preso em esquema com uso de drones para envio de celulares, armas e drogas a presídios no Ceará

A investigação teve início após policiais penais frustrarem duas tentativas de uso de drones no Complexo Prisional de Itaitinga.
Um homem identificado como João Victor Fernandes de Andrade foi preso dentro de casa na última quinta-feira (24) por envolvimento em um esquema criminoso que utilizava drones para tentar transportar celulares, armas, drogas e outros materiais ilícitos para dentro de presídios no Ceará. A prisão foi realizada durante uma operação conjunta entre a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Coordenadoria de Inteligência, e a Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

A investigação teve início após policiais penais frustrarem duas tentativas de uso de drones no Complexo Prisional de Itaitinga. Os equipamentos foram interceptados e derrubados pelas equipes de segurança, que conseguiram recolher os ilícitos transportados e iniciaram diligências para identificar e localizar o operador dos aparelhos.

O trabalho de inteligência levou os agentes até João Victor, que foi surpreendido em sua casa com diversos materiais suspeitos. Entre os itens apreendidos estão um drone DJI AIR 3S e seu controle, além de uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos, drogas e armamento. No total, foram recolhidos 8 relógios, 13 carregadores de celular, 7 carregadores de relógio, 5 fones de ouvido, 3 cabos USB tipo C, 3 celulares LG modelo lanterninha, um celular Positivo lanterninha, um celular Realme Note 50, um Redmi 14 C, dois celulares Redmi, um iPhone 11, uma balança de precisão e 20 gramas de haxixe. Também foram encontradas 2 serras Starret, fita isolante, três rolos de linha de nylon, um revólver calibre .38 e 23 munições.

João Victor Fernandes de Andrade foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e tentativa de introdução de ilícitos em unidade prisional. Ele permanece à disposição da Justiça.

MPCE deflagra operação contra esquema de corrupção em prefeituras no Estado

A ofensiva contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e com o apoio da Polícia Civil (PCCE), deflagrou, nesta terça-feira (29), uma operação contra um suposto esquema de corrupção envolvendo prefeituras cearenses.

A ação teve como principal alvo a sede da empresa Pirâmide Construção, que atua nos ramos de construção civil e limpeza pública e mantém contratos com administrações municipais no Estado. Além da sede da empresa, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência dos empresários ligados à empresa.

Durante o cumprimento dos mandados, um dos proprietários da Pirâmide Construção foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

No Ceará, justiça mantém prisão de policial após 'sumiço' de 301 pistolas na SAP

Rocky segue recolhido na Unidade Prisional Irmã Imelda, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza
Rocky Marciano foi preso em Fortaleza, no último mês de março, pelos crimes de peculato e comércio ilegal de arma de fogo
A Justiça do Ceará negou o pedido de liberdade provisória feito pela defesa do policial penal Rocky Marciano Lopes Nogueira. O agente é o principal investigado em um esquema de desvio de armas e munições, incluindo fuzis, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará.

De acordo com manifestação da defesa do acusado no processo, Rocky foi preso devido à ausência de 301 armas de fogo, do tipo pistola, que deveriam compor a reserva de armamento da Secretaria e foram extraviadas. O 'sumiço' do armamento teria acontecido enquanto o policial estava à frente do Núcleo de Armamentos (NUARM).

A advogada do agente ingressou com habeas corpus no 2º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) alegando constrangimento ilegal na manutenção da prisão. Segundo a defesa, medidas cautelares alternativas à prisão seriam suficientes "a fim de que o paciente possa aguardar a conclusão do processo em liberdade". O pedido foi negado na 1ª Câmara Criminal.

Rocky foi preso em março deste ano em Fortaleza e, atualmente, segue recolhido na Unidade Prisional Irmã Imelda, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza

QUEM É O POLICIAL PENAL INVESTIGADO 
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a CGD apura se o servidor Rocky Marciano Lopes Nogueira, que atua na Pasta desde o ano de 2008, teria atuado "de forma negligente na guarda de material bélico enquanto exerceu o posto de supervisor do Núcleo de Armamentos (NUARM) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), quando houve o desaparecimento de considerável quantidade de armamentos naquela repartição".

A Secretaria diz que ao tomar conhecimento do caso "a primeira medida da Pasta foi afastar o policial penal da função de organização das armas, comunicar o fato para a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) e iniciar um levantamento de patrimônio dos armamentos pertencentes à Secretaria para contribuir nas investigações da Controladoria".

"A SAP também comunica que, no período do afastamento e investigação, o policial penal Rocky Marciano Lopes Nogueira deixou de comparecer ao serviço e abandonou o emprego que exercia na Secretaria. Diante da situação, a SAP formalizou a condição de "abandono de cargo público" do servidor e oficializou pedido de providências junto à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), assim como foi feito no inquérito policial que a CGD conduz sobre o desaparecimento das armas pertencentes ao Estado"
.

Policial Militar do Ceara é preso por sequestrar e matar ex-empregado após audiência de indenização; corpo foi carbonizado

O médico preso por matar um ex-funcionário em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, sequestrou a vítima logo após uma audiência na Vara do Trabalho, na qual o trabalhador cobrava o pagamento de verbas indenizatórias após ter sido demitido. O sequestro aconteceu em julho de 2024 e o acusado, que é sargento da Polícia Militar do Ceará, foi preso na quarta-feira (23).

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o corpo do motorista de caminhão Reginaldo Gomes Barbosa, de 40 anos, foi encontrado no dia 2 de agosto, 10 dias depois do sequestro, que aconteceu em 24 de julho. O cadáver estava carbonizado e foi achado em Jardim, no Ceará.

O médico preso foi Cícero Jânio Pereira de Sá, de 46 anos. Além de ser policial militar no Ceará, ele também é dono de um garimpo na cidade de Verdejante, no Sertão pernambucano.


O delegado Tenório Neto, do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PCPE, contou que a vítima transportava cargas do garimpo para o médico, e o processou para cobrar indenizações trabalhistas que não foram pagas.

“Esse homem ameaçava os funcionários, dizendo que quem acionasse o Judiciário estaria em risco. A investigação descobriu que, logo após participar da audiência trabalhista, ele seguiu o ex-funcionário e o obrigou a entrar no carro dele. A partir daí, o homem desapareceu”, contou o delegado.


Tenório Neto explicou que, apesar de o corpo de Reginaldo Gomes Barbosa ter sido encontrado no dia 2 de agosto no Ceará, a identificação só foi possível após exame de DNA realizado meses depois, a pedido da polícia de Pernambuco.

A polícia cearense registrou o caso como “ocultação de cadáver”. Quando o GOE começou a investigar o caso, descobriu uma reportagem falando de um corpo carbonizado encontrado na cidade de Jardim, no estado vizinho, na mesma época em que o motorista desapareceu.

“Levamos a filha de Reginaldo para fazer exame de DNA no Ceará e ficou comprovado que o corpo era dele. Além disso, tivemos uma série de provas testemunhais e também imagens que apontam que o médico praticou o crime sozinho. Ele chegou ao fórum só, desceu do carro só e, pelas investigações, apuramos que se deslocou diretamente para o lugar onde o corpo foi achado, a uma hora e meia de distância de Salgueiro”, explicou o delegado.

Apesar de morar em Salgueiro, o médico foi preso na cidade de Terra Nova, também no Sertão de Pernambuco, após sair de um plantão.

Ele estava com uma espingarda calibre 12 sem registro e, por isso, também responderá por porte ilegal de arma de fogo, além do homicídio qualificado.

A Polícia Civil de Pernambuco também descobriu que ele já foi indiciado por crime relacionado à Lei Maria da Penha. Ele estava afastado da Polícia Militar do Ceará, por licença médica, e teve as armas funcionais recolhidas pela corporação porque responde a um inquérito interno.

Após ser preso no dia 23 de abril, Cícero Jânio Pereira de Sá foi interrogado e optou por permanecer em silêncio. Ele passou por audiência de custódia em Salgueiro, quando teve a prisão preventiva decretada e foi encaminhado para um presídio militar no estado do Ceará.

Entre as instituições que ele dá expediente no Sertão pernambucano está o Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro. Ao g1, a diretoria da unidade informou que o profissional será afastado das atividades, até que tudo seja esclarecido perante a Justiça.

Até a última atualização desta reportagem, a defesa de Cícero Jânio Pereira de Sá não se manifestou sobre o caso.

Justiça do Ceará mantém prisão do Prefeito de Potiretama

Luan Dantas é suspeito de ter ligação com o crime organizado
O juiz Isaac Dantas Braga manteve a prisão do prefeito de Potiretama, Luan Dantas. "INDEFIRO o pedido formulado neste incidente, para revisar e manter a prisão preventiva de LUAN DANTAS FÉLIX, com fundamento nos arts. 312, 313, inciso I, e 316, parágrafo único, todos do Código de Processo Penal. Por oportuno, verifica-se que o Ministério Público requereu o afastamento cautelar do requerente do cargo público que ocupa", escreveu na decisão.

Luan Dantas é investigado por suposto envolvimento com o crime organizado e acusado de ser o mandante de 11 homicídios ocorridos no Vale do Jaguaribe.

Ele também foi denunciado pelo advogado Fernando Bezerra, que afirma ter sido alvo de um incêndio criminoso supostamente ordenado por Luan, com o objetivo de matá-lo. Segundo o advogado, o prefeito teria oferecido R$ 25 mil a um pistoleiro para executar o crime.

Aliança entre as facções criminosas PCC e CV dura apenas dois meses e meio

Ruptura pode acentuar a curva da violência com o aumento dos CVLI´s
O acordo de cooperação firmado entre as duas principais organizações criminosas do País, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) firmado no início de 2025, parece ter chegado precocemente ao fim. Um relatório do departamento de inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) apontou que o suposto acordo entre PCC e CV incluía mobilização para tornar menos rígido o tratamento de presos considerados perigosos no sistema penitenciário nacional.

Durante as investigações, as autoridades tiveram acesso a mensagens de texto, supostamente dos líderes das facções tratando sobre a trégua entre PCC e CV nas ruas, proibindo mortes entre os faccionados em todos os estados da federação. Na ocasião, não havia uma comprovação de que seriam autênticas.

O que parecia ser uma aliança ameaçadora à segurança pública do País, aparentemente não vingou e a ruptura teria chegado ao fim no início desta semana, com uma circular divulgada pela alta cúpula do grupo criminoso carioca. A mensagem se espalhou rapidamente por todos os estados, por meio de aplicativos de mensagens nas redes sociais. Um texto em formado de comunicação institucional, construído sem os costumeiros erros de ortografia e gírias, informa a ruptura e reforça a necessidade da preservação das diretrizes previstas no estatuto da organização criminosa, inclusive prevendo punições severas em caso de descumprimento.

Assim como na formação da aliança, a ruptura também não pode ser confirmada, por não haver autoria da publicação.

Confira a nota - CIRCULAR INFORMATIVA

Assunto: Ruptura de Aliança com o PCC e Reforço de Diretrizes Internas. A todos os Estados e Países.
Comunicamos que, a partir desta data (28-04-2025), não mantemos mais qualquer aliança ou compromisso com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Entretanto, deixamos claro que:
Qualquer membro do Comando Vermelho (CV) que vier a cometer atos que manchem o nome da nossa facção, conforme previsto em nosso estatuto - como:
• Entregar companheiros (caguetar),
• saída dos companheiros do cárcere terá que ser de forma certa , sem Covardia,
• Roubar drogas ou inimigos agindo de forma desonesta (pilantragem),
• Comercializar drogas de forma desonrosa,(dívidas),
• Atentar contra a vida de famílias ou de inocentes,
• Tirar a vida de pessoas de bem por motivos banais (como tirar foto com sinal de 2 ou 3) - será punido exemplarmente, independente de haver ou não aliança.
Reafirmamos que o respeito à vida humana deve estar acima de tudo, irmãos.
Nossos princípios não mudam com alianças; nossa conduta é baseada em honra e responsabilidade. ASS: Comando Vermelho.
A suposta quebra da aliança também é motivo de preocupação por parte das autoridades, com a possibilidade do aumento nos índices dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI´s).

Governador do Ceará autoriza o pagamento do retroativo do reajuste salarial dos servidores do estado

Foto Carlos Gibaja
O governador do Ceará Elmano de Freitas autorizou o pagamento do retroativo do reajuste salarial para servidores públicos do estado.

O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira acontece já na folha deste mês, e a segunda na folha de agosto.

O governador confirmou a medida através de suas redes sociais nesta terça-feira (29).

"Informo aos milhares de servidores públicos estaduais que já autorizei o pagamento do retroativo do reajuste salarial em duas parcelas, sendo a primeira já na folha deste mês, e a segunda na folha de agosto. Seguimos firmes na valorização dos nossos profissionais.", escreveu.

Com informações do G1 Ceará.

Empreendedora cearense começou com estoque no banheiro e hoje vende 5 mil pares de sandálias por mês

Foto Kid Junior
Ter o próprio negócio exigiu da empresária Mara Rabelo muitas competências, dentre elas uma boa habilidade com quebra-cabeças ou Tetris (jogo eletrônico para encaixar peças). 

A boa comunicação e força de vontade ela já tinha, com uma pitada de necessidade, já que a decisão de empreender veio após uma demissão inesperada quando a empreendedora tinha há poucos meses ganhado sua primeira filha.

A habilidade de otimizar espaços não era totalmente alheia à vivência de Mara antes do empreendedorismo. Ela já tinha trabalhado em uma loja de calçados e foi dessa experiência que soube extrair muito.

Só não tinha ainda precisado usar ao máximo um espaço tão pequeno para guardar mercadorias. “Eu morava em uma casa de 47 metros quadrados. Não tinha onde guardar mercadoria, então usei o banheiro social. Interditei pia, vaso, a gente já quase não usava mesmo”.

O banheiro é parte da história que começou com a perda de um emprego e a decisão de empreender em fevereiro de 2020. Na época, a pandemia já era uma realidade no mundo e, no Brasil, começava a dar seus primeiros sinais de chegada, mas ainda não se tinha muita ideia do que estava por vir. No mês seguinte, o governo estadual anunciaria o primeiro lockdown.

Mara, que havia atuado por 10 anos em uma loja de calçados, estava sem trabalho com uma filha de menos de um ano antes mesmo de a pandemia chegar ao Ceará. “Eu pensei: ‘minha filha vai morrer de fome? O que eu vou fazer agora?’ Fiquei desesperada”.

Nem havia passado pela sua cabeça ter o próprio negócio. Até que, ao se despedir dos clientes que ela atendia, um deles disse que “era hora de Mara trabalhar para si mesma”. Esse cliente, dono de uma fábrica de sandálias rasteiras, falou para Mara pensar na ideia. E escolher um nome para a nova marca.

Estoque com 150 pares

Mas tinha um problema: Mara estava não apenas desempregada, mas também sem economias, pois havia gastado boa parte com as despesas que vieram com a gestação e a maternidade. O cliente e amigo, sabendo da situação, forneceu a ela 150 pares e acreditou na habilidade de Mara. “Minha primeira mercadoria chegou dia 6 de março de 2020. Poucos dias depois, veio a pandemia e fechou tudo”.

Mesmo com medo e a pandemia, Mara vendeu todos os pares. No isolamento, o consumo surpreendeu. E Mara, que recebia a mercadoria dos fornecedores e guardava em casa, precisou, como ela lembra aos risos, usar o banheiro e outros cômodos da casa como estoque. “Aquele ali era o espaço que a gente tinha. Conseguimos encaixar ali no banheiro 150 pares”.

As vendas cresciam e o banheiro já não era o suficiente para guardar tanto calçado. Mara e o esposo se mudaram para o quarto da filha, em nome do sonho de ver a marca Samarella, nome que nasceu da junção “sandália” e “amarela”, crescer.

Com informações do Diário do Nordeste.

Polícia Civil prende grupo suspeito de fraudar empréstimos e sacar FGTS de vítimas no Ceará

Foto Divulgação/Polícia Civil
Um grupo criminoso de sete pessoas foi preso nesta última segunda-feira (28), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por uma série de fraudes bancárias e estelionatos eletrônicos contra clientes de bancos em solo cearense e no estado do Pará.

Os suspeitos realizaram empréstimos fraudulentos, saques indevidos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e abriam diversas contas bancárias em nome das vítimas.

Além dos sete mandados de prisão, efetuados no Ceará, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Região Metropolitana e Belém, no Pará. A ofensiva foi intitulada "Operação Spectre" e teve atuação de policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC)

A primeira fase da força-tarefa teve ainda contas bancárias, com valores milionários, de 24 pessoas físicas e jurídicas bloqueadas, e quatro veículos apreendidos.

Os fatos foram investigados após diversas vítimas abrirem Boletins de Ocorrência (B.Os) relatando os golpes virtuais.

Grupo especializado em fraudes virtuais

Conforme as investigações, os golpistas integram um grupo atuante no Ceará e especializado em fraudes bancárias virtuais. Além dos empréstimos fraudados e dos saques do FGTS, eles abriam contas bancárias que burlavam o reconhecimento facial, e usavam uma técnica chamada "spoofing" para enganar vítimas, com o número telefônico utilizado pelos suspeitos imitando o de instituições bancárias.

As sete pessoas capturadas vão responder por crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e organização criminosa.

Um dos suspeitos ainda foi autuado em flagrante por falsificação de documentos, pois foi descoberto que ele comandava uma espécie de laboratório de falsificação.

Com informações do Diário do Nordeste.

Internautas associam nova camisa vermelha da Seleção Brasileira ao PT

O lançamento das camisas para o Mundial está previsto para março de 2026
A informação sobre o modelo da camisa reserva da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 foi divulgada recentemente e já está gerando polêmica nas redes sociais. Segundo o site especializado Footy Headlines, a camisa será predominantemente vermelha com detalhes em preto, o que seria uma novidade na história da seleção brasileira, pois seria a primeira vez que o Brasil usaria uma cor fora da paleta da bandeira nacional (amarelo, azul ou branco).

Detalhes da nova camisa

Cor predominante: Vermelha

Detalhes: Preto

Logo: Jordan (linha Nike em parceria com Michael Jordan)

Posição do escudo: Centro do peito

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou o modelo no ano passado, mas ainda não confirmou oficialmente a informação. A Nike também não quis comentar sobre o assunto. O lançamento das camisas para o Mundial está previsto para março de 2026.

A escolha da cor vermelha está gerando discussões acaloradas nas redes sociais, com alguns internautas associando a cor ao Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como símbolo a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro.

Verba para respiradores da covid bancou até compra de carros, diz PF sobre o Consórcio Nordeste

Investigação da Polícia Federal encontrou indícios de que os R$ 48,7 milhões pagos em 2020 pelo Consórcio Nordeste — então presidido por Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil — para a compra de respiradores pulmonares nunca entregues foram desviados pela empresa contratada por meio de sucessivas transferências bancárias. Deste recursos, quase R$ 5 milhões foram enviados pelo Governo do Rio Grande do Norte, para a compra de 30 respiradores.

Ao final, segundo a PF, o dinheiro público bancou gastos particulares, como a compra de carros e o pagamento de faturas de cartão de crédito. O levantamento é do UOL que teve acesso com exclusividade a detalhes inéditos do inquérito.

A investigação revela indícios robustos de um esquema de desvio de recursos. Em um intervalo de apenas um mês (8 de abril a 20 de maio de 2020), a empresa Hempcare esvaziou suas contas, transferindo integralmente os R$ 48,7 milhões recebidos do Consórcio Nordeste para diversas pessoas e empresas sem qualquer ligação com a compra de ventiladores.

O rastreamento da PF detalha que, após o recebimento do pagamento em abril de 2020, a Hempcare pulverizou a quantia milionária em repasses a terceiros alheios ao fornecimento dos respiradores, que também dissiparam os valores por meio de novas transferências.

Em um período inferior a um mês, o dinheiro desviado irrigou a compra de bens de alto valor. Uma das beneficiárias adquiriu um SUV Volkswagen Touareg (R$ 75 mil, em valores da época), um caminhão Mercedes-Benz Accelo 815 (R$ 176 mil) e um Mitsubishi ASX (R$ 76 mil), todos em 2020. Outro destinatário dos repasses utilizou parte dos fundos para quitar R$ 150 mil em faturas de cartão de crédito.

Os recursos serviram até para pagar a mensalidade da escola dos filhos de um dos investigados, segundo a apuração da PF.

“Impressiona verificar que as investigações cuidaram de apontar que até mesmo as faturas de cartões de crédito da investigada, que perfizeram o montante de R$ 149.378,74, foram pagas com valores advindos das contas da Gespar Administração de Bens. Ou seja, com dinheiro originalmente público destinado à compra dos respiradores pulmonares”, diz outro trecho do processo.

A PF aponta que ao menos R$ 5 milhões passaram pelas contas de empresas destinadas à administração de bens, ao ramo imobiliário e a bancos e fundos de investimento, “mas nunca chegaram a uma empresa sequer que efetivamente trabalhasse com a compra de ventiladores pulmonares”.

Em 2020, o vírus da covid-19 se disseminou pelo país e houve um crescimento exponencial no número de mortos pela doença.

Na época presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os estados da região, Rui Costa assinou contrato com a Hempcare que previa o pagamento adiantado da totalidade do valor. Especializada em medicamentos à base de maconha, a empresa, entretanto, nunca tinha fornecido esse tipo de equipamento nem tinha experiência no ramo. Os respiradores nunca foram entregues, e a totalidade do dinheiro até hoje não foi recuperada.

Na semana passada, o plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu inocentar o então secretário-executivo do consórcio, Carlos Gabas, que emitiu os empenhos para o pagamento antecipado. A decisão contrariou parecer da área técnica, que apontou uma série de irregularidades na contratação e recomendou a aplicação de multa.

O inquérito da Polícia Federal sobre o assunto ainda está em andamento. No início do mês, a Justiça Federal da Bahia devolveu a investigação ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O caso tramitava na primeira instância desde maio de 2023 porque Rui Costa não tinha mais direito ao foro privilegiado de governador. Porém, como o STF (Supremo Tribunal Federal) modificou o entendimento sobre foro privilegiado, o juiz federal Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Criminal Federal de Salvador, determinou o retorno da investigação ao STJ, instância responsável por processar governadores.

Pagamentos a lobistas
O UOL revelou, em abril do ano passado, que a dona da empresa, Cristiana Taddeo, admitiu em delação premiada que pagou comissões milionárias a um lobista que se apresentou como amigo de Rui Costa e da então primeira-dama, Aline Peixoto.

Esse amigo, Cleber Isaac, teria cobrado o pagamento em troca de intermediar a celebração do contrato. Isaac e um outro lobista, Fernando Galante, receberam um total de R$ 11 milhões. A PF apura se essas comissões também foram repassadas a funcionários públicos.

“Achei que as tratativas para celebração do contrato com o Consórcio Nordeste ocorreram de forma muito rápida, mas entendi que eu estava sendo beneficiada porque havia combinado de pagar comissões expressivas aos intermediadores do governo”, disse Cristiana em sua delação, como mostrou o UOL.

Ela devolveu R$ 10 milhões aos cofres públicos em seu acordo de delação, que foi o valor total embolsado pela empresária com o contrato. O restante do dinheiro foi desviado nessas transferências que a Polícia Federal ainda busca rastrear. Em agosto do ano passado, a PF deflagrou nova operação sobre o caso e cumpriu busca e apreensão contra Cleber Isaac e outros alvos que atuaram no negócio.

Após analisar os detalhes das quebra de sigilo bancário, a PF detectou que Cleber Isaac e Galante rapidamente repassaram os recursos para outros destinatários com o objetivo de dissimular a origem ilícita dos valores.

Os recursos transitaram, por exemplo, por empresas do ramo imobiliário e até mesmo fundos de investimento. Galante transferiu recursos para sua secretária, que foi responsável pela compra dos três carros de luxo, e para uma familiar, que usou o dinheiro no pagamento de faturas de cartão de crédito.

O juiz federal Fábio Ramiro determinou, ao autorizar a operação, o bloqueio de bens de todas as pessoas que receberam pagamentos a partir do contrato dos respiradores, com o objetivo de tentar recuperar esses valores. Agora, o caso ficará sob responsabilidade do ministro do STJ Og Fernandes.

O outro lado
Procurado por meio de sua assessoria de imprensa para se manifestar sobre os novos fatos apurados pela PF, Rui Costa não respondeu.
Em manifestação anterior enviada ao UOL, a assessoria do ministro afirmou que ele determinou a abertura de uma investigação pela Polícia Civil da Bahia para apurar os fatos durante sua gestão como governador.

O ex-governador também disse que, durante a pandemia, as compras realizadas “no mundo inteiro foram feitas com pagamento antecipado” e que nunca tratou com nenhum “preposto ou intermediário sobre a questão das compras” de equipamentos de saúde.

“O ex-governador Rui Costa deseja que a investigação prossiga e que os responsáveis pelo desvio do dinheiro público sejam devidamente punidos e haja determinação judicial para ressarcimento do erário público”, afirmou a assessoria na ocasião.

A defesa de Gabas argumentou que ele agiu com base em parecer técnico da Procuradoria do Estado da Bahia que validou a forma de contratação e de acordo com lei estadual que permitia o pagamento antecipado. Afirmou ainda que o consórcio e os Estados foram “vítimas” no caso.

As defesas de Cristiana Taddeo e de Cléber Isaac não se pronunciaram. Em depoimento à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em dezembro de 2021, ele disse manter contato social com Rui Costa e Aline Peixoto, mas negou ter tratado do tema dos respiradores com o casal. Ele afirmou conhecer o ministro desde 2010.

Fernando Galante, da Gespar Administração de Bens, não foi localizado pela reportagem.

NÚMEROS

R$ 48,7 milhões
Foi o valor pago pelo Consórcio Nordeste pelos respiradores nunca entregues

R$ 5 milhões
Foram pagos pelo Governo do RN ao Consórcio Nordeste