A gata Melly tem 5 anos, é castrada e mimada: tem até óculos de sol para posar nas fotos. Foi adotada por Jander Gonzaga, 33, e Maria Izabel, 25, casal que mantém um perfil de viagens nas redes sociais. A família anda a pé ou de bicicleta e postam as aventuras. A última foi caminhar da região metropolitana do Recife até Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, mais de 600km.
“As pessoas estão acostumadas a ver o gato se apegar ao lugar. Mas a Melly não. Ela cresceu com a gente de local em local, então ela se apegou a nós, não ao local. Quando a gente chega a algum lugar e acampa, se for um lugar tranquilo, às vezes a gente solta para ela andar e depois ela volta para a barraca para a gente abrir”, conta Jander.
A gata foi adotada em 2020 quando o casal pedalava no interior da Paraíba, como conta a tutora.
“A gente estava viajando de bicicleta perto de Alagoa Grande, na Paraíba. Escutei o miado no mato. E eu vi uma caixa de papelão e a vi no mato com medo, tremendo, parecia um ratinho. Aí coloquei na blusa e levei para a cidade para ver se conseguia alguém que recebesse. E ela que acabou adotando a gente”, diz Izabel.
Quando os tutores pedalam, Melly vai na caixinha dela presa ao guidom. Quando estão caminhando, segue na caixinha, porém levada num carrinho de compras. Às vezes, também anda sobre os ombros de Izabel ou Jander. Quando estão em lugares quentes como no Nordeste, as viagens começam ainda na madrugada e terminam antes do meio-dia.
O próximo destino já está decidido: Melly parte de Juazeiro do Norte com Izabel para Natal, onde moram parentes da tutora. Já Jander vai seguir viagem a pé para o Piauí.
Com informações do G1 Ceará