Ele está muito distante do Vale do Silício, mas vem chamando a atenção de big techs por ter criado a primeira rede social genuinamente brasileira com grande alcance.
Afonso Alcântara é natural de Fortaleza, no Ceará, mesma cidade onde criou a Poosting, uma rede social que soma 2,3 milhões de usuários no País e já se tornou a sexta com mais downloads de todo o planeta via sistema Android, desde que entrou no ar, no início deste ano.
Para se ter dimensão do crescimento veloz, a startup, com apenas 9 meses de vida, só está abaixo de Tiktok, Instagram, Facebook, X e Reddit no acirrado segmento social, tendo ultrapassado produtos globais como Tumblr, Bluesky e Truth Social. Isso não significa que ela possui mais usuários que essas três redes, mas evidencia que está mais acelerada em adesões.
Afonso, de 37 anos, tinha — e ainda tem — uma empresa de marketing digital e desenvolvimento de sites. A ideia de criar uma plataforma social veio a partir de frustrações com os algoritmos que ditam o que recebemos nos nossos feeds atualmente. O dia escolhido para colocar o site no ar (2/1/25) foi uma homenagem à mãe, falecida nesta data, em 2020. Ele mesmo escreveu o código do site — assim como Mark Zuckerberg fez com o Facebook — e o faz até hoje.
Com informações do Diário do Nordeste.