Mais de 20 mandados de prisão foram cumpridos, incluindo alvos considerados lideranças dentro da organização criminosa
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou nesta quarta-feira (17), a Operação Obstaculum, com foco em Maranguape e cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação teve como alvo uma facção criminosa de origem carioca que buscava se instalar no município. Mais de 20 mandados de prisão foram cumpridos, incluindo alvos considerados lideranças dentro da organização criminosa.
As ações ocorreram em Maranguape, Fortaleza, Horizonte, Maracanaú e Itaitinga. A operação faz parte de uma estratégia mais ampla da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) de retirar criminosos perigosos de circulação.
Dos 28 mandados de prisão previstos, 16 ocorreram contra indivíduos que estavam em liberdade, enquanto 12 já se encontravam recolhidos em unidades prisionais.
Entre os detidos, destacam-se duas lideranças da facção. Um deles, de 42 anos, atuava como tesoureiro, responsável por recolher as contribuições dos integrantes do grupo.
Outro suspeito, de 36 anos, foi detido em posse de drogas, munições e um revólver, após tentar resistir à prisão.
Segundo a Polícia Civil, a Operação Obstaculum continuará monitorando o grupo e realizando diligências estratégicas para identificar outros integrantes e coibir crimes como homicídios, tráfico de drogas e movimentações financeiras ilícitas na região.