O candidato deve ter nível superior completo, CNH categoria B, altura mínima de 1,62m (para homens) ou 1,57m (para mulheres) e estar apto física e mentalmente para exercer o cargo.
As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), para o cargo de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares (QOBM), já estão abertas. São ofertadas 50 vagas para ingresso imediato e 80 vagas para cadastro de reserva.
As inscrições estarão abertas de 15 a 29 de setembro deste ano, exclusivamente pela página do concurso no site do Instituto Consulpam: www.consulpam.com.br. O edital também está disponível no site oficial do Corpo de Bombeiros: www.bombeiros.ce.gov.br.
Saiba o que o candidato deve fazer para se inscrever para o cargo de 2º Tenente no concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará.
Para se inscrever, o candidato deve
Ter idade de até 29 anos, 11 meses e 29 dias
Para ingressar no Corpo de Bombeiros, o candidato precisa
Possuir nível superior completo
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B”
Ter no mínimo 1,62m de altura (no caso de candidatos do sexo masculino) ou no mínimo 1,57m (no caso de candidatas do sexo feminino)
Estar apto física e mentalmente para exercer o cargo
O exame físico conta com um teste de natação de 100 metros, além de outras provas.
O concurso integra um conjunto de seleções em andamento para as Forças de Segurança do Estado, que oferecem mil vagas para soldado da Polícia Militar do Ceará, 500 para oficial investigador e 100 para delegado da Polícia Civil, além de 450 vagas para soldado do CBMCE. De 2023 até agora, mais de 3 mil novos agentes já foram nomeados.
Soldado
Também é realizado concurso para Soldado do Corpo de Bombeiros, com 450 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva, prevendo salário inicial de R$ 5.893,30. Das 450 vagas, 360 são destinadas à ampla concorrência e 90 para candidatos negros. O cadastro de reserva terá 900 vagas, sendo 80% para ampla concorrência e 20% para pessoas pretas e pardas. A concorrência entre homens e mulheres ocorre em igualdade de condições, com 15% das vagas reservadas para candidatas do sexo feminino.