Prefeito Braguinha (à esquerda, de paletó azul) e vice Gardel na cerimônia de diplomação. Os dois foram cassados
Outras duas cidades do Ceará podem ter eleições suplementares agendadas para este ano ainda
Outras duas cidades do Ceará podem ter eleições suplementares agendadas para este ano ainda
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) agendou para o dia 26 de outubro a realização de eleições suplementares nos municípios de Santa Quitéria e Barroquinha, no interior do estado. Além destas, as cidades de Potiretama e Choró podem ter eleições suplementares ainda este ano.
Em Santa Quitéria, o prefeito José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, e o seu vice-prefeito, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro, foram cassados por abuso de poder político e econômico e de terem recebido apoio de uma facção criminosa nas eleições. Em julho, o TRE-CE confirmou a cassação da chapa.
Já no caso de Barroquinha, o prefeito Jaime Veras (PSD) e sua vice, Carmen Lúcia, tiveram a cassação confirmada pelo TRE em agosto. Ele também foi cassado por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação nas eleições. Contra ele também há uma acusação de desvios dos recursos do fundo partidário.
No caso dessas duas cidades, a cassação já foi confirmada no TRE e as eleições suplementares já estão agendadas para o dia 26 de outubro. Até a posse do novo prefeito eleito, o cargo é ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores do município.
Nas cidades de Potiretama e Choró, as chapas eleitas em 2024 já foram cassadas pela Justiça Eleitoral, no entanto, a defesa delas apresentou embargos que ainda não foram julgados, portanto a decisão ainda não foi confirmada.
DN