segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Promotor é investigado por dizer que réu negro não cometeria crime se tivesse recebido “chibatadas”

Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) confirmou que a fala foi registrada em ata
A fala do promotor do RS ocorreu durante julgamento na cidade gaúcha São José do Norte.
Um promotor de Justiça do Rio Grande do Sul (RS) está sendo investigado após proferir uma suposta fala de teor racista. O fato ocorreu na última quinta-feira (28), durante sessão do Tribunal do Júri na comarca de São José do Norte, região Sul do estado.

De acordo com informações da CNN Brasil, o promotor teria sugerido que o réu não teria cometido crimes se tivesse recebido “chibatadas” quando mais novo.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) confirmou, por meio de nota, que a fala foi registrada em ata, sendo formalmente consignada nos autos e encaminhada à Corregedoria-Geral do Ministério Público (MP) para as providências cabíveis.

A manifestação verbal do promotor do RS investigado ocorreu durante um julgamento de um réu acusado de homicídio qualificado e tentativa de feminicídio, que foi condenado a 28 anos de reclusão pelo Conselho de Sentença.

O TJRS destacou, ainda, que a atuação dos membros do Ministério Público está sujeita à fiscalização e controle interno da própria instituição, sugerindo que eventuais esclarecimentos adicionais sejam solicitados diretamente ao MP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.