O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saiu em defesa de Cuba em uma nota publicada neste sábado (31/1), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar com tarifas os países que vendem petróleo para a ilha caribenha.
No texto, o PT afirma defender “a soberania e a autodeterminação do povo cubano”. O partido cita a invasão dos EUA à Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro, como um “sequestro” e também critica o bloqueio econômico americano a Cuba, que existe desde 1961.
“O governo Trump quer agora sufocar totalmente a economia cubana ao impor mais um bloqueio e evitar que combustíveis cheguem à ilha, impedindo a geração de eletricidade e o transporte inviabilizando ainda mais a vida de cubanas e cubanos. Isto equivale a impedir o comércio humanitário com a ilha, que garante as mínimas condições de vida de seu povo”, diz a legenda.
Ainda segundo o PT não se pode aceitar “mais um ataque à soberania de um país da América Latina e esta ameaça criminosa contra o povo cubano”. As tensões entre EUA e Cuba escalaram após o ataque militar americano à Venezuela, quando morreram 32 soldados cubanos, alguns dos quais integravam a equipe de segurança de Maduro.
Na última quinta-feira (29/1), Donald Trump emitiu um decreto no qual ameaça com tarifas os países que vendem petróleo para Cuba e argumenta que a ilha representa uma “ameaça excepcional” para a segurança nacional dos Estados Unidos.