quarta-feira, 21 de maio de 2025

Acúmulo de lixo em Fortaleza volta a ser motivo de embates entre vereadores de Fortaleza

Discussão aconteceu na Câmara Municipal de Fortaleza.
Foto: CMFor
O acúmulo de lixo em diversos pontos de Fortaleza voltou a ser tema de embates entre bancada de oposição e base governista na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (21). Enquanto os oposicionistas cobraram mais empenho da gestão para encontrar solução para o problema, os aliados do prefeito Evandro Leitão culparam a má educação da população pela situação atual.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) lembrou que a sujeira na cidade foi um dos principais temas da campanha eleitoral, inclusive, promessa de campanha de que as rampas de lixo iriam acabar. Passado o período de campanha, segundo ele, agora se coloca a culpa na população.  “Concordo que tem muita falta de educação de todos nós, mas agora a culpa é do povo. Quando acontece um problema, a culpa é do Sarto, é do povo. Nunca é da má gestão”, disparou.

De  acordo com ele, é preciso fazer uma campanha para o povo se conscientizar de se papel, mas não é possível esquecer que esse foi um dos pontos principais de ataques da campanha petista. “Disseram que era falta de competência, pois mostrem a competência”, disse.

Ele aproveitou para cobrar, também, outra promessa de campanha, que foi o passe livre estudantil aos fins de semana, que segue em estudo pela Etufor. Já o vereador PPCell abordou a falta de resposta da gestão sobre funcionários terceirizados que foram demitidos e não receberam seus direitos trabalhistas. “Pais e mães estão passando necessidades. E a Prefeitura não escreve uma linha”, apontou.

O vereador Adail Júnior (PDT), em defesa da gestão, afirmou que a culpa da sujeira nas ruas é do povo, visto que há coleta de resíduos sólidos, e o povo logo em seguida suja. O pedetista também reclamou do comportamento de Jorge Pinheiro, que em suas colocações, faz cobranças de posicionamentos dos mandatos de outros vereadores e outros partidos.

Opositores

O líder do Governo Bruno Mesquita (PSD) também demonstrou incômodo com as interrupções da oposição durante as falas de membros da base. “Ele não deixa ninguém falar”, disse o parlamentar enquanto era interrompido. Em outro momento, ele voltou a reclamar do comportamento de outros opositores. “Está virando comum o desrespeito a fala do parlamentar. Toda vez ficam interrompendo a fala do vereador”.

Marcel Colares (PDT) relatou que quando secretário de Regional também verificou comportamento errático da população descartando lixo em locais indevidos. “A culpa do lixo é do povo. O prefeito está fazendo de tudo para que a cidade pare de ter pontos de lixo, mas o povo não entende. Quando eu era secretário de Regional, a gente fazia um trabalho de conscientização, de revitalização, e o morador ia lá e jogava lixo na rua”, lamentou.

Blog Edison Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.