sábado, 3 de maio de 2025

Blogueiro sobralense preso ao cobrir o 8/1 tem pena reduzida após passar no Enem, mas já devia está solto

O blogueiro Wellington Macedo de Souza, condenado a 6 anos de prisão por tentar explodir o Aeroporto de Brasília às vésperas do Natal de 2022, teve 100 dias de pena abatidos após ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Wellington obteve nota superior a 450 em todas as áreas de conhecimento e acima de 500 na redação — critérios mínimos para a concessão do benefício. Por estar em regime fechado na época da prova, em novembro do ano passado, ele fez o exame dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Um mês depois, foi transferido para o regime semiaberto. Ele, entretanto, não passou para nenhuma disciplina.

Segundo dados obtidos pelo Metrópoles, Wellington alcançou as seguintes pontuações:

– 506,3 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– 482,7 em Ciências Humanas e suas Tecnologias;
– 573,1 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
– 521 em Matemática e suas Tecnologias;
– 560 na redação.

O Ministério Público se posicionou contra o abatimento da pena, alegando que o réu já havia realizado o Enem anteriormente e, por isso, não poderia obter o benefício. Apesar de se autointitular jornalista, Wellington não possui curso superior completo.

Além do Enem, ele teve quatro dias de pena reduzidos ao apresentar uma resenha do livro O Processo, de Franz Kafka, que leu durante o período de detenção. A obra acompanha o personagem Josef K., um bancário acusado de um crime desconhecido e mergulhado em um sistema judicial opressor. Os encaminhamentos foram feitos pela defesa do blogueiro.

Wellington estava foragido desde dezembro de 2022, mas foi capturado pela Interpol em 9 de setembro de 2023, na Ponte da Amizade — ligação entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este, no Paraguai. Um mês antes, em agosto, ele havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) por expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outro, mediante colocação de dinamite ou de substância de efeitos análogos em um caminhão-tanque carregado de combustível, bem como causar incêndio em combustível ou inflamável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.