O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concede a Ordem do Mérito Cultural, principal honraria do setor cultural brasileiro, a 111 personalidades, incluindo a primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja) e 14 instituições. A cerimônia acontece na 3ª feira (20.mai.2025) no edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, às 17h.
O evento marca os 40 anos da criação do MinC (Ministério da Cultura) e coincide com a reinauguração do Palácio Capanema, que esteve fechado por 10 anos. O edifício passou por reformas iniciadas em 2019, com investimentos de R$ 84,3 milhões. Além da primeira-dama, estão entre os agraciados a atriz Fernanda Torres, o ator Ary Fontoura, a apresentadora Maria da Graça Xuxa Meneghel e o humorista Paulo Vieira.
Alguns homenageados receberão a distinção postumamente, como Aldir Blanc, Beth Carvalho, Léa Garcia, Marília Mendonça, Paulo Gustavo, Paulo Leminski e Mestre Moa do Katendê. As instituições que receberão a honraria incluem a ATP (Associação dos Produtores Teatrais), o Balé Folclórico da Bahia, a Feira do Livro de Porto Alegre, o Festival de Parintins, o Grupo Corpo, o Museu da Diversidade Sexual, o Museu da Língua Portuguesa, o Muquifu (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos), o movimento Ocupa MinC e as Organizações Globo Participações S.A.
A premiação distribui honrarias em 3 diferentes graus: Grã-Cruz (a mais alta distinção), Comendador e Cavaleiro. Na categoria Grã-Cruz, serão homenageadas 30 personalidades, incluindo artistas como Alcione, Tony Tornado, Arlindo Cruz, Xororó, Fernanda Torres, Chico César, Chitãozinho, Leci Brandão, Marcelo Rubens Paiva, Glória Menezes e Walter Salles.