Foto: Divulgação
Ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque foi o convidado desta terça-feira (26) no Café da Oposição, onde tratou, principalmente, sobre temas relacionados à Educação e ao Ensino Superior. De acordo com ele, por não ter dado prosseguimento a ações prometidas no ano passado, a atual gestão da UFC comete fake news. O advogado se coloca à disposição da oposição para trabalhar no pleito do próximo ano.
Albuquerque destacou que o principal problema das universidades federais hoje é que essas instituições estão sucateadas, e no caso da UFC ela não tem recursos para ser mantida. “Recebeu o Acquario e não foi feito nada. O curso de medicina de Russas não saiu do canto. O Hospital Universitário não saiu nada”, criticou.
Ainda segundo disse, o ensino fundamental e médio do Ceará não tem formado o capital humano, ficando à frente apenas do Piauí no Nordeste. “Estamos tendo um descompasso na Educação. O que se quer na Educação é formar mão de obra para se desenvolver o trabalho, desenvolver o Estado. Se não tiver formação de capital humano com qualidade, vamos importar tecnologia a vida toda”, pontuou.
Ele também criticou o trabalho da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que apesar dos R$ 120 milhões de recursos recebidos, “entrega muito pouco”. “Precisa desaparelhar esses órgãos. Se você pega o PISA, o Brasil é um dos piores em Educação. Então, não adianta dizer que a Educação é boa no Brasil se no mundo ela é baixa. Só se ultrapassa a pobreza pela Educação, mas não pode ser à base de publicidade”.
Albuquerque aponta, por exemplo, que no caso do chamado hidrogênio verde, percebe-se a falta de capital humano qualificado para trabalhar com a nova tecnologia. Enquanto isso a extrema pobreza tem chamado a atenção até do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “As facções têm tomado conta do Estado. Em qual setor o atual sistema está acertando? Não estamos acertando em nada. Por isso digo que esse modelo está exaurido. Educação não funciona, Saúde não funciona, Segurança Pública zero”, disparou.
Ele afirmou que até o momento a UFC recebeu os espaços do Acquario Ceará e do Edifício São Pedro, mas até o momento nada foi feito nos locais. “Essa publicaide precisa ser repensada, porque ela pode se transformar em uma fake news. Tudo o que foi anunciado pela universidade no ano passado é fake news, porque não foi feito nada”.
“A UFC não tem dinheiro para fazer o que tem lá, estão demitindo os terceirizados. Não temos equipamento sequer para manutenção. A turma que está lá é ligada ao Governo Federal. Cadê a Adufc? Está caladinha, domesticada Não há seriedade na condução das coisas”, atacou.
Senado
Cândido Albuquerque afirmou ainda que quer ajudar e participar do processo eleitoral do próximo ano no Ceará, com ou sem cargo. “Quer dar uma contribuição e me preparei para isso. Tem muita coisa errada eu posso contribuir”, defendeu. Ele disse que tem dialogado, principalmente, com Ciro Gomes, André Fernandes, Roberto Cláudio e Sarto.
O advogado disse também ser uma boa ideia se colocar como nome na disputa local para o Senado Federal, principalmente, no momento em que ele acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de estar “invadindo” competências do Legislativo. “Há um ativismo judicial desenfreado e só tem um órgão que pode evitar isso, que é o Senado. É preciso combater e eu quero ajudar”.
Blog Edison Silva