Foto: ALECE
Apesar de não ter se colocado como eventual candidato ao Governo do Estado, o pedetista Ciro Gomes (PDT) tem sido lembrado por apoiadores como potencial nome para a disputa local no pleito do próximo ano. Segundo o líder do partido na Assembleia Legislativa, o deputado Cláudio Pinho (PDT), “Ciro Gomes encarna um desejo do povo cearense”, não sendo vontade primordial dele ser o escolhido pela bancada oposicionista.
Segundo ele, os últimos movimentos políticos demonstraram que Ciro Gomes continua sendo um nome respeitado no Ceará e no Brasil. Apesar de ainda estar no PDT, e de alimentar permanência na legenda, as colocações do presidente estadual da agremiação, André Figueiredo, sobre o partido estar alinhado com o PT no Estado, disanciam Ciro Gomes do PDT.
O ainda pedetista está em vias de desembarcar da sigla pedetista e tem tido diálogos com o PSDB e o União Progressista. “A colocação do Ciro é para evitarmos essa polarização. Temos que pensar no Brasil, no Ceará. Estamos com esse propósito. E o Ciro tem colocado que o momento é de pensarmos no Brasil. Somos oposição e precisamos apresentar um projeto para o Estado. Ciro disse que quer ajudar, sendo candidato, apoiador ou carregador de malas”.
Ainda de acordo com Pinho, existem problemas graves no Brasil que necessitam de uma nova força política para evitar que haja maior gravidade desses pontos, como a questão do baixo salário mínimo, o que reflete na pobreza da população do Ceará. Segundo lembrou, o programa Ceará Sem Fome, que visa tentar melhorar a vida da população mais pobre não está resolvendo a questão.
Desejo popular
Ele também afirmou que a insegurança é outro ponto a ser discutido internamente, visto o avanço do crime organizado no Ceará. “A coisa tomou proporções que estamos vendo as facções desocupando cidades inteiras”, lamentou. “Temos um Ceará que pensa e um que existe. Temos que ter providência, e o nome do Ciro encarna muito bem isso. Ele, no momento exato, fará a melhor escolha”.
Cláudio Pinho apontou, porém, que o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio é outro quadro colocado na mesa, inclusive, desejo de Ciro Gomes como potencial candidato. No entanto, afirma que há um desejo popular pelo nome de Ciro. “O Ciro encarna um desejo do cearense. Não é vontade do Ciro, a vontade dele era não ser candidato a nada. Oas o homem público não manda em sua vida. Vamos analisar aquilo que for o melhor para tirar a população dessa situação”.
Blog Edison Silva