sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Secretário municipal é preso suspeito do assassinato de vereador

Três suspeitos de terem executado o vereador Peron Filho, da cidade de Jacaraú/PB, foram presos no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (30). Peron foi morto no dia 15 de setembro, depois de ter feito denúncias, no plenário e nas redes sociais, contra supostas irregularidades. A informação é do Ponta Negra News. 

No total, cinco pessoas foram presas. Entre os suspeitos, estão dois secretários da cidade que fica no Litoral Norte da Paraíba.

Segundo o delegado Sylvio Rabello, os dois secretários presos em Jacaraú, das secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana e de Administração, são suspeitos de terem sido mandantes.
Peron Filho foi encontrado morto na estrada da cidade de Pedro Régis, no dia 15 de setembro, com três tiros, quando voltava de moto para casa após uma partida de futebol.

Caminhões colidem, pegam fogo e geram explosões, no Ceará

Foto Reprodução 
Dois caminhões se envolveram em um grave acidente e pegaram fogo na manhã desta sexta-feira (31) na BR-222, na cidade de Tianguá, no Ceará. A colisão resultou na interdição total da rodovia no trecho, nos dois sentidos de circulação.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há informações sobre a situação dos motoristas. A corporação não sabe dizer se eles morreram dentro das cabines ou se conseguiram sair dos veículos antes do início do incêndio.

Imagens registradas por testemunhas no local e obtidas pelo g1 mostram os dois caminhões tomados pelas chamas, com uma fumaça negra. Há também uma grande quantidade de óleo derramada na pista. Em um dos vídeos, é registrado o momento de uma forte explosão durante o incêndio.

A BR-222 no trecho de Tianguá é conhecida por ser uma estrada serrana com movimento intenso de caminhões carregados.

Com informações do G1 Ceará

Orçamento 2026: Deputado Sérgio Aguiar confirma audiência pública em Bela Cruz para discutir Projeto de Lei Orçamentária Anual

Foto: Divulgação / Alece
O deputado estadual Sérgio Aguiar, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Alece (COFT), confirmou, durante reunião da Comissão, que a primeira audiência pública itinerante para discussão do Projeto de Lei Orçamentária Anual do Estado do Ceará (PLOA) 2026 será realizada no município de Bela Cruz nesta segunda-feira, dia 3 de novembro. O Governo do Ceará estima orçamento recorde de R$ 48 bilhões para o próximo ano.

A ideia, explica Aguiar, é fortalecer, a partir de audiências públicas itinerantes da COFT, a descentralização do debate sobre o orçamento estadual. “A partir da semana que vem, a Comissão dará início aos seminários regionais para a apresentação da proposta aos municípios e diálogo com os setores produtivos”, explica o presidente da COFT.

O deputado Tin Gomes (PSB) foi designado relator da matéria. Os parlamentares têm até o dia 5 de dezembro para apresentarem suas propostas de emendas ao orçamento.

A primeira audiência, em Bela Cruz, contemplará municípios integrantes das regiões de planejamento 5 (litoral norte), 6 (litoral oeste/Vale do Curu), 8 (serra da Ibiapaba) e 11 (sertão de Sobral).

Até o início de dezembro, os municípios de Tamboril, Russas, Acopiara, Cedro e Fortaleza também receberão audiências públicas itinerantes da COFT, contemplando, assim, todas as macrorregiões do estado.

“Ao levar a COFT ao interior do estado para discutir o orçamento, estamos fortalecendo a participação popular, ouvindo as demandas da população e aproximando o Estado da população”, defende o deputado Sérgio Aguiar.

SERVIÇO
1º audiência pública itinerante para apresentação e discussão do PLOA 2026
QUANDO: Segunda-feira, 3 de novembro, a partir das 9h
ONDE: Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França (rua Cel. Duca nº 1051, bairro Chapadinha, Bela Cruz-CE).

Com informaçõoes da Assessoria Parlamentar

Após operação, Bope expõe chefão do Comando Vermelho e afirma: ” Ninguém vai parar a gente”

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) divulgou na quarta-feira (29), um vídeo da megaoperação realizada contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, onde foi mostrado o suposto líder máximo da facç.ão, conhecido como “Doca”, afirmando no final da gravação: “ninguém vai parar a gente”.

A ação deixou mais de 100 pessoas mo.rtas e, segundo a polícia, visava desarticular as estruturas de comando da fa.cção.

Terra está se partindo: cientistas registram, pela primeira vez, uma placa tectônica se rompendo sob o oceano

Na costa da Ilha de Vancouver, no Canadá, o fundo do oceano está literalmente se partindo. Pela primeira vez, cientistas conseguiram flagrar uma placa tectônica se rompendo ativamente, em um processo que marca o início do fim de uma zona de subducção — a região onde uma placa mergulha sob a outra e alimenta cadeias de vulcões e terremotos.

A descoberta, publicada na revista Science Advances, mostra imagens sísmicas inéditas da região de Cascadia, no Pacífico Norte, onde as placas Juan de Fuca e Explorer estão se fragmentando sob a placa norte-americana.

“Esta é a primeira vez que temos uma imagem clara de uma zona de subducção em vias de extinção”, afirma o geólogo Brandon Shuck, da Universidade Estadual da Louisiana (EUA), autor principal do estudo.

O que é uma zona de subducção

As zonas de subducção são regiões profundas do planeta onde as placas oceânicas mergulham em direção ao interior da Terra, empurradas por forças tectônicas. É nesses limites que se concentram alguns dos maiores terremotos e vulcões do planeta, como o do Japão e o do Chile.

Com o tempo, no entanto, essas regiões podem enfraquecer e se romper — fenômeno que muda a arquitetura do planeta e influencia a formação de novos continentes.

E agora? Compreender como e por que as zonas de subducção terminam ajuda a prever mudanças na atividade sísmica e vulcânica global.

Quando uma placa se desprende, as forças internas da Terra se redistribuem, o que pode alterar padrões de terremotos, vulcanismo e até a topografia da superfície.

O modelo proposto pelos cientistas mostra que a ruptura pode abrir uma “janela” no manto, permitindo a ascensão de magma quente — o que explicaria novos vulcões observados no oeste do Canadá.

‘Ultrassom’ do fundo do mar

Para registrar o processo, os pesquisadores enviaram ondas sonoras do navio Marcus G. Langseth em direção ao fundo do mar. Os ecos retornaram a um cabo de escuta de 15 quilômetros de comprimento, revelando uma estrutura complexa sob o solo oceânico.

O método, conhecido como reflexão sísmica, funciona como um ultrassom do subsolo da Terra.

As imagens revelaram falhas, fendas e deslocamentos cortando as placas de Cascadia — algumas com dezenas de quilômetros de extensão, indício de que o processo de ruptura está em curso há cerca de 4 milhões de anos.

Uma ‘fratura viva’ no planeta

De acordo com o estudo, o rompimento está ocorrendo no ponto de encontro entre três placas tectônicas, uma região conhecida como junção tripla, onde os movimentos se tornam mais instáveis.

As análises indicam que a microplaca Explorer, uma pequena fração da antiga placa oceânica de Farallon, está se desprendendo da litosfera adjacente.

Isso significa que a subducção ali pode estar chegando ao fim, e a região tende a se transformar em uma falha transformante — onde as placas deslizam lateralmente uma sobre a outra, como ocorre na Califórnia.

“Estamos vendo o planeta se reorganizar em tempo real”, explica Shuck. “Essas falhas transformantes atuam como tesouras que cortam a crosta e criam novas fronteiras entre placas.”

g1/Foto: AI/ScienceDaily.com

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas de gel por risco de câncer e infertilidade

Foto: FreePik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, a proibição do óxido de trimetilbenzoil difenilfosfina (TPO) e da dimetiltolilamina (DMTA), substâncias usadas para unhas em gel.

De acordo com o órgão, a medida busca “proteger a saúde da população contra riscos de câncer e problemas reprodutivos”. A proibição das duas substâncias se aplica a qualquer produto cosmético que as contenha.

Em nota, a autarquia diz que estudos internacionais com animais indicaram que o TPO pode prejudicar a fertilidade, e que a DMTA tem potencial cancerígeno.

Desde 1º de setembro, as substâncias também foram proibidas na União Europeia devido às mesmas evidências de possíveis danos às pessoas que usam esses produtos e aos profissionais que trabalham com eles.

“Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados aqui”, diz a Anvisa.

O TPO é usado como um fotoiniciador. Quando exposto à luz UV ou LED, inicia a reação de polimerização de géis e esmaltes. Já a DMTA age para aumentar a fixação e a durabilidade dos produtos.

Quando a proibição começa a valer?

A fabricação, importação, concessão de novos registros ou notificação de novos produtos que contenham as substâncias serão proibidas imediatamente a partir da publicação da nova resolução, que ainda não foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).

Já empresas e estabelecimentos terão um prazo de 90 dias da publicação da norma para parar de vender ou utilizar os produtos que estão no mercado. Depois desse período, todos os registros e notificações de produtos com TPO ou DMTA serão cancelados pela Anvisa.

“As empresas responsáveis deverão realizar o recolhimento daqueles que ainda estiverem em lojas e distribuidoras”, orienta a agência.

Secretário geral da PM conforta filhos de policial morto em megaoperação: “O pai de vocês é um herói”

O sepultamento do sargento do BOPE Heber Carvalho da Fonseca, morto durante a megaoperação no Rio de Janeiro, foi marcado por comoção nesta quinta-feira (30). Familiares, amigos e colegas de farda prestaram as últimas homenagens ao policial, que integrava as equipes enviadas aos complexos do Alemão e da Penha.

Em um momento emocionante , o secretário geral da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, confortou os filhos de Heber e disse que ele morreu como um herói. O militar foi um dos quatro policiais mortos na ação, considerada a mais letal da história do estado.
Os corpos dos policiais mortos na megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra integrantes do Comando Vermelho foram velados e enterrados no Rio de Janeiro. Os dois policiais civis foram sepultados nesta quarta-feira. Já os dois policiais militares do Batalhão de Operações Policiais (Bope) foram velados na manhã esta quinta, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade.

Os sargentos do Bope Cleiton Serafim Gonçalves, de 42 anos, e Heber Carvalho da Fonseca, de 39, foram velados na sede do batalhão, em Laranjeiras. Cleiton Serafim será sepultado na cidade de Mendes, no interior do estado, e Heber Carvalho, no Cemitério de Sulacap, na Zona Oeste da capital fluminense.

Via Pleno News

Ministras de Direitos Humanos e da Igualdade Racial visitam o Complexo do Alemão após megaoperação

As ministras dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, chegaram no fim da manhã desta quinta-feira (30) ao Complexo da Penha, na Zona Norte da cidade, para ouvir moradores sobre as ações relacionadas à megaoperação.

A visita ocorreu dois dias após a megaoperação policial que deixou mais de cem mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

Além das ministras Anielle Franco e Macaé Evaristo, estavam presentes a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e outros parlamentares de esquerda. O grupo foi recebido por moradores e por representantes da CUFA-RJ, que denunciaram abusos e pediram investigações sobre as mortes registradas durante a ação policial.
No começo da tarde, as ministras participaram de uma reunião na Central Única das Favelas (Cufa), que fica na comunidade.

À tarde, a ministra Macaé Evaristo visita o Instituto Médico-Legal (IML) para acompanhamento dos procedimentos periciais. À noite, participa de reunião com movimentos sociais e parlamentares da Alerj.

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, da Defensoria Pública e de outros órgãos também devem visitar o IML para acompanhar os trabalhos de perícia e identificação na tarde desta quinta.

Na manhã desta quinta, mais da metade dos corpos dos 117 suspeitos mortos já tinham passado por necropsia e começou a ser identificada no Instituto Médico-Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro do Rio.

Os corpos já periciados já começaram a ser liberados para a retirada das famílias. Como alguns dos mortos seriam de outros estados, o IML solicitou acesso a bancos de dados de fora do Rio para cruzar informações e confirmar identidades.

A ação, batizada de Operação Contenção, é considerada a mais letal da história do estado, com 121 mortos confirmados, sendo 4 policiais civis e militares.

“Minha filhinha” – Depois de sete anos mãe de 105 anos reencontra filha de 85

Foto: Reprodução
Depois de sete anos sem ver a filha Ruth, dona Odete, de 105 anos, que mora na cidade de Oriximiná, no interior do Pará, protagonizou um momento emocionante que foi registrado e publicado nas redes sociais.

Por morarem distantes e devido à idade avançada, mãe e filha demoraram a se reencontrar. Ruth, de 85 anos, não consegue visitar a mãe com frequência, mas a família decidiu proporcionar o reencontro das duas.

O vídeo foi publicado por Ingrid Pimenta, neta de Ruth. Nas imagens, é possível ver o momento em que a “bisa Odete”, como é chamada por Ingrid, reconhece a filha e cai no choro. As duas ficam muito emocionadas e felizes com o reencontro.

“Minha filhinha”, diz Odete ao reconhecer Ruth. Nos comentários da publicação, internautas destacaram que, para Odete, Ruth sempre será sua “bebê”.

Diário do Nordeste

Criminosos mostram armas de guerra após invadirem comunidade da Cabobrinha; “os cria tá na pista”

Foto: Reprodução
Mesmo após perder mais de cem integrantes durante a megaoperação policial, membros do Comando Vermelho (CV) invadiram a comunidade da Carobinha, território que estava sob domínio da milícia. A ofensiva aconteceu logo após os confrontos registrados nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro.
A Polícia Civil do Rio atualizou para 121 o número de mortos na operação realizada na última terça-feira (28). A nova contagem foi divulgada na manhã desta quinta-feira (30), após a chegada de novos corpos ao Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no centro da cidade.

Segundo o balanço do governo, 54 corpos foram encontrados no dia da ação, enquanto outros 63 foram localizados por moradores em uma área de mata no Complexo da Penha, na quarta-feira (29). Entre as vítimas estão quatro policiais, sendo dois civis e dois militares.

Jovem Pan News

Posto vai distribuir gasolina de graça para carros e motos vermelhos em Fortaleza

Foto Shutterstock/Logoboom.
Um posto de combustíveis em Fortaleza vai ofertar gasolina aditivada de graça para carros e motos de cor vermelha, em uma ação de inauguração que marca o retorno de uma famosa bandeira norte-americana de combustíveis à capital cearense.

A distribuição gratuita valerá apenas no intervalo de 9h30 às 10h, desta sexta-feira (31). Serão 10 litros para cada carro e 5 litros para moto.

O estabelecimento fica na Cidade dos Funcionários (Av. Oliveira Paiva, 1414) e abrirá as portas às 8h.

Com informações do Diário do Nordeste

Professora é morta horas após ir a delegacia depor sobre desvios de emendas parlamentares

Mataram uma mulher de 46 anos a tiros em Ipojuca, no Grande Recife, na tarde da terça-feira, 28 de outubro. Assassinaram a vítima, identificada como Simone Marques da Silva, poucas horas depois dela ir à delegacia de Porto de Galinhas. Ela havia ido depor no inquérito que investiga desvios de verbas de emendas parlamentares da Câmara de Ipojuca.

Simone Marques era professora universitária e, apesar de comparecer à delegacia, não chegaram a ouvi-la, porque realizavam outro procedimento no local. Ela voltou para casa após remarcar o depoimento para esta quarta, 29 de outubro, mas morreu horas depois, no quintal da residência.

Simone Marques era professora da Faculdade Novo Horizonte. Assim sendo, a faculdade se cita no inquérito que investiga um desvio de emendas parlamentares que pode chegar a R$ 27 milhões. A faculdade seria uma das empresas utilizadas por um grupo criminoso para praticar os desvios.

Consta na certidão de comparecimento que Simone Marques chegou à Delegacia de Porto de Galinhas por volta das 12h40, acompanhada de um advogado. Ela permaneceu no local até as 13h.

Segundo o advogado de Simone, que não quis se identificar, após pegarem a certidão de comparecimento, os dois saíram de carro e voltaram para o escritório do defensor. Simone Marques foi deixada na frente do estabelecimento e voltou sozinha para casa.

Às 15h55, informaram a Polícia Militar do assassinato de Simone. Ela morava com os pais na Rua Ana Maria Dourado, no Centro de Ipojuca.

As empresas e o esquema
O esquema envolvia o uso de emendas parlamentares impositivas. Este é um instrumento pelo qual vereadores destinam parte do orçamento municipal, geralmente em torno de 2% da Receita Corrente Líquida. Elas são direcionadas para projetos e áreas específicas. No caso investigado, os recursos deveriam ser aplicados em serviços de saúde em Ipojuca.

As apurações indicam que os recursos públicos foram destinados a associações de fachada em outros municípios. Elas não tinham estrutura ou competência técnica para executar os projetos contratados.

Uma das empresas que receberam verbas oriundas de emendas parlamentares foi a Faculdade Novo Horizonte. Ela também é conhecida como Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (Inesp). Conforme a denúncia, a instituição recebeu repasses milionários para cursos de capacitação. No entanto, eles tinham planos de trabalho considerados inconsistentes e orçamentos inflados.

Apontam o gestor do Inesp, Gilberto Claudino da Silva Júnior, como “coordenador” das fraudes, e também já presidiu outras instituições investigadas.

Decretaram sua prisão preventiva, mas não o encontraram no condomínio de luxo onde morava, na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, em Ipojuca. Ele fugiu horas antes do cumprimento do mandado e está foragido.

As verbas recebidas pelo Inesp se repassavam pelo Instituto de Gestão de Políticas do Nordeste (IGPN). Este foi o maior beneficiário das emendas parlamentares de Ipojuca, recebendo mais de R$ 6 milhões em menos de um ano.

O IGPN se criou em Barreiros, na Zona da Mata Sul, entretanto, recentemente, transferiram sua sede para Catende, também na Mata Sul. O município fica a mais de 100 quilômetros de Ipojuca e assim o contrataram para atuar na saúde mental da cidade.

Até o momento, prenderam três pessoas na investigação:
  • Maria Netania Vieira Dias, esposa de Gilberto Claudino e responsável pela elaboração dos projetos das associações;
  • Advogadas Edjane Silva Monteiro e Eva Lúcia Monteiro, irmãs que atuavam na Rede Vhida, outra instituição usada para desviar recursos, segundo as investigações.

Além de Gilberto Claudino, há três pessoas foragidas. Todas ligadas ao IGPN:

  • Geraílton Almeida da Silva: considerava-se um dos principais articuladores do esquema. Ele teria criado o IGPN e cooptado seus próprios funcionários para atuarem como “laranjas”. Depois, destituiu os colaboradores, passando a controlar a entidade por meio de pessoas próximas;
  • Júlio César de Almeida Souza, primo de Geraílton e apontado como diretor financeiro do IGPN;
  • José Gibson Francisco da Silva, presidente do instituto.
A Polícia Civil investiga também a possível participação de vereadores no esquema.

Câmara aprova proposta que autoriza acúmulo de cargo de professor no serviço público

Comunicação/Agência Câmara de Notícias
A Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/19, que autoriza a acumulação remunerada, no serviço público, de um cargo de professor com outro de qualquer natureza. O texto segue para o Senado.

A Constituição brasileira proíbe servidores de acumularem cargos na administração pública, mas faz algumas exceções. Permite, por exemplo, que professores tenham dois cargos em escolas diferentes. Também assegura à categoria o direito a ter outro emprego público, desde que seja de caráter técnico ou científico.

Profissionais de saúde com atividade regulamentada também podem ter dois cargos ou empregos no serviço público.

A PEC elimina a restrição imposta aos professores (cargo de caráter técnico ou científico), permitindo a acumulação com outro cargo de qualquer natureza.

Reivindicação antiga
“Cumprimento todos professores do Brasil que mobilizaram as bancadas e defenderam a aprovação dessa PEC que traz uma flexibilização dos vínculos para possibilitar que eles exerçam outras funções”, declarou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O deputado Allan Garcês (PP-MA) disse que a PEC traz uma reivindicação antiga de professores. “Os professores fazem parte da educação e merecem ser reconhecidos na sua dignidade.”

O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), também defendeu a aprovação da medida. “Tive agora com o ministro da Educação, Camilo [Santana], que teve um diálogo sobre essa PEC”, disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Deputado critica papel de subserviência da Assembleia Legislativa com o Executivo Estadual

Parlamentar lamenta a quantidade elevada de projetos do Governo em regime de urgência
Foto: ALECE
Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (30), o deputado Heitor Férrer (União) criricou o grau de subserviência do Poder Legislativo em relação ao Executivo Estadual. O parlamentar, porém, reconheceu que a Casa tem se aproximado da sociedade civil organizada com a aprovação de medalhas e outras honrarias para personalidades da sociedade cearense.

Férrer criticou a condução do Plenário 13 de Maio na fiscalização do Governo do Estado. Conforme afirmou, o Poder Legislativo não cumpre o papel constitucional. “Vemos uma Assembleia Legislativa submetida, capenga, que não cumpre bem o seu papel constitucional, que é a sua principal função, que é fiscalizar as ações do Governo”, lamentou.

Ele voltou a reclamar da aprovação de matérias do Governo do Estado em regime de urgência, o que aconteceu mais uma vez na sessão plenária desta quinta-feira. De acordo com ele, a medida é desnecessária. “Me incomoda profundamente quando são lidos projetos em urgência e vemos a Assembleia com vontade de ser submissa, subserviente ao Poder Executivo em aprovar medidas que precisariam de 30 dias para discutirmos. A urgência é desnecessária porque o Governo tem número para aprovar tudo, inclusive com meu voto”, disse.

Crítico dos projetos em regime de urgência, o opositor Sargento Reginauro (União) concordou com a análise do colega, destacando que a politica cearense se tornou confusa entre público e familiar. “O ex-governador ainda é o mandatário no Ceará e a Assembleia diz amém para tudo isto vivido aqui na Casa”, pontuou.

Heitor Férrer, por sua vez, também elogiou algumas medidas adotadas pela atual gestão da Assembleia Legislativa, como a entrega de medalhas a personalidades. Para ele, o presidente Romeu Aldigueri (PSB) tem conduzido esse trabalho com “maestria e de modo exemplar”.

“O presidente Romeu conduziu ontem a sessão solene que entregou a Medalha Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues a seis médicos e uma enfermeira. Antes do Romeu, a Alece era um vazio nesse quesito. Há pouco tempo teve a Medalha Paulo Bonavides e vem aí a Otávio Lobo, que achei espetacular a ideia”, destacou.

Blog do Edison Silva

TSE marca para terça-feira(4) julgamento de ação que pode cassar Claudio Castro

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para a próxima terça-feira (4) o julgamento de uma ação que pode levar à cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

A data foi marcada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, após liberação do caso pela relatora do processo. A ministra Isabel Gallotti, responsável pela ação, encerra seu mandato no TSE em menos de um mês e liberou casos que considera prioritários para serem julgados antes de deixar a Corte Eleitoral.

A definição de uma data para o início do julgamento acontece um dia após a deflagração de uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha que resultaram em mais de 100 mortes.

A Procuradoria-Geral Eleitoral, braço da PGR no TSE, defendeu no ano passado a cassação do governador e do vice-governador. O órgão afirma que houve abuso de poder político e econômico envolvendo o financiamento de projetos e programas da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Uerj em 2022.

Com informações da CNN Brasil

Homem é morto a tiros em bar no distrito de Aprazível, em Sobral

Na noite desta quinta-feira (30), um homem foi morto a tiros em um bar localizado no distrito de Aprazível, zona rural de Sobral, no interior do Ceará.

De acordo com informações preliminares, indivíduos armados chegaram ao estabelecimento e efetuaram diversos disparos contra a vítima, identificada apenas como Tiagão. Os tiros atingiram principalmente a região da cabeça, e o homem não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local.

A Polícia Militar foi acionada, isolou a área e comunicou a Perícia Forense, que realizou os procedimentos cabíveis e iniciou a coleta de evidências.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para identificar os autores do crime e esclarecer as circunstâncias da execução.

Sobral registra 97 homicídios dolosos no corrente ano!

Com informações do portal Fnews

Operação no Rio apreendeu fuzis das Forças Venezuelanas

O delegado Vinícius Domingos informou nesta quarta-feira (29) que, após a megaoperação da polícia realizada nesta terça (28) no Morro do Alemão, foram apreendidos dezenas de fuzis. Entre eles, armas identificadas como pertencentes a forças armadas de outros países como Venezuela, Peru e Argentina.

A polícia recolheu fuzis de diferentes plataformas: 11 da família G3 (alemã), 16 de plataforma K47 (russa) e 13 de fabricação belga, além de outros fuzis de plataforma americana. Segundo o delegado, parte das armas aparenta ser falsificada.

– Mais de 90% dos fuzis de plataforma R são cop fake, são falsificados, com capacidade letal, mas sem padrão de qualidade das originais – disse Vinícius Domingos.

Dois dos FAL (Fuzil Automático Leve) apreendidos foram identificados como pertencentes às Forças Armadas venezuelanas; outros dois têm marcas das Forças Armadas Brasileiras, um foi associado à Argentina e um G3 à Força Armada do Peru. Para o delegado, isso indica que muitas armas não vêm de roubo interno, mas entram por rotas terrestres vindas da fronteira da Amazônia e do Paraguai.

Os armamentos passarão por perícia inicial e, em seguida, por análise detalhada na Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos da Polícia Civil do Rio de Janeiro (CFAE). Os laudos vão alimentar um banco de dados para ajudar investigações e inquéritos em delegacias especializadas.

– Essas análises permitirão identificar origem e avaliar a destinação – explicou o delegado.

Domingos também afirmou que armas com condição técnica compatível poderão ser destinadas ao reforço das forças policiais, enquanto outras seguirão para procedimentos judiciais. 
Via portal Pleno News

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Devoto joga dinheiro para cumprir promessa na estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e gera alvoroço

Foto Reprodução
"Choveu" dinheiro sobre os fiéis que estavam aos pés da estátua de Padre Cícero nesta última quarta-feira (29) na cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Um vídeo mostra o momento em que um devoto lança cédulas do topo da estátua. Ele cumpria uma promessa feita ao santo.

O gesto provocou alvoroço entre os fiéis. Pessoas correram, se aglomeraram nos degraus e até se aventuraram pela calçada para tentar pegar parte do dinheiro que voava. As cenas rapidamente se espalharam pelas redes sociais, gerando comentários e muita curiosidade 

Jogar dinheiro aos pés da estátua de padre Cícero em Juazeiro do Norte é uma forma comum de se cumprir graças alcançadas por intermédio do santo popula

Com informações do G1 .Ceará

Bebê de 10 meses é hospitalizada com queimaduras de cigarro em caso de possível tortura

O caso gerou comoção e revolta na cidade
Um caso de crueldade chocou o município de Vila Boa, no Entorno do Distrito Federal. Uma bebê de apenas 10 meses foi hospitalizada após a mãe levá-la ao Hospital Municipal de Vila Boa, no último domingo (26).

Durante o atendimento, os médicos constataram várias queimaduras de cigarro na barriga e nas pernas da criança, o que levantou suspeitas de maus-tratos e tortura.


GRAVIDADE DE LESÕES 
Diante da gravidade das lesões, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) foi acionada. Após ouvir a mãe, os policiais iniciaram buscas pelo companheiro dela, apontado como principal suspeito das agressões. O homem foi localizado e conduzido à Central de Flagrantes de Formosa.

A Polícia Civil de Goiás, por meio de nota, informou que não houve prisão em flagrante, mas que foi instaurado inquérito para investigar o caso. Exames periciais foram solicitados, e as apurações estão sob responsabilidade da Subdelegacia de Vila Boa.

O caso gerou comoção e revolta na cidade, e as autoridades reforçam a importância de denunciar qualquer sinal de violência contra crianças, um crime que, muitas vezes, ocorre dentro do próprio ambiente familiar.

Policial militar sofre atentado e é baleado no interior do Ceará

Mesmo ferido, ele conseguiu dirigir a própria moto até sua residência e pediu socorro.
Um policial militar de 36 anos, identificado como Antônio Régis Silvestre Rodrigues, foi baleado na manhã desta quinta-feira (30) na Comunidade do Rato, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. O agente, que atua no Batalhão de Horizonte, seguia em uma motocicleta quando foi emboscado por criminosos armados que surgiram de um matagal.

O soldado foi atingido por três disparos, que acertaram o abdômen, o braço e o pé. Mesmo ferido, ele conseguiu dirigir a própria moto até sua residência, onde pediu socorro em um grupo de mensagens com amigos e colegas de farda. O pai da vítima o levou em um carro particular até o Hospital Municipal Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster (Gonzaguinha de Maranguape). Após receber os primeiros atendimentos, o militar foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) iniciou as investigações para identificar os autores do ataque e apurar as circunstâncias do crime.

Homem se engasga em supermercado e é socorrido por policiais em Fortaleza

Funcionários tentaram socorrer a vítima, mas não tiveram sucesso.
Agentes da Polícia Militar do Ceará realizaram uma manobra de desengasgo em um homem que fazia compras em um supermercado, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, na última segunda-feira (27). Funcionários tentaram socorrer a vítima, mas sem sucesso.

Equipe tática da PM estava de serviço em um posto próximo ao mercado quando uma mulher correu pedindo ajuda. Os policiais chegaram ao local quando funcionários tentavam executar a manobra de Heimlich no homem.

Em vídeo das câmeras de segurança do local, um dos policiais aparece afastando as pessoas ao redor e executando a manobra. Em poucos segundos, o homem foi desengasgado.

O que é manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é um procedimento de emergência utilizado para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está engasgando. Realizada com toques precisos, ela promove a expulsão do que estiver impedindo a saída e entrada de ar.
Diário do Nordeste
Estagiária supervisionada pela jornalista Mariana Lazari.

PM escreveu à esposa antes de morrer em operação: “Estou bem. Continua orando”

Jessica Michele, esposa do policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) Heber Carvalho da Fonseca, de 39 anos, compartilhou, nesta quarta-feira (29/10), a última mensagem enviada pelo marido pouco antes de ser m0rto na megaoperação no Rio de Janeiro.

“Estou bem. Continua orando”, escreveu o policial.

Heber foi m0rto durante a megaoperação deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do RJ, nessa terça-feira (28/10). Além dele, o colega de tropa Cleiton Serafim Gonçalves também foi atingido, e não sobreviveu.

Duarnte o diálogo no WhatsApp, Jessica pergunta para o marido: “Você está bem? Deus está te cobrindo. Estou orando”. O policial chegou a pedir para que a esposa siga em oração e, logo em seguida, passa a não responder mais.

As mensagens seguintes da viúva mostram o desespero em não receber mais notícias do marido. “Te amo. Cuidado, pelo amor de Deus. Muitos b4leados. Amor, me dá sinal de vida sempre que puder”, escreveu.

Na publicação, ela posta o print da conversa e questiona: “Você não falou mais. E agora, o que vou falar para Sofia (filha do casal)?”.

Em outra postagem nas redes sociais, ela publicou uma foto da família e desabafou que o marido m0rreu no mês do aniversário da filha do casal. “Outubro, mês do aniversário da minha filha. E para o resto da vida ela vai lembrar do paizinho dela”, escreveu.

Ela também relembrou a fala que o sargento, que tinha 14 anos de corporação, dizia quando perdia um colega de farda em serviço: “Ele dizia que tinha uma senha em suas mãos, toda vez que perdia um colega. Que o dia que acontecesse com ele, iria fazendo o que mais amava. E a gente nunca acredita, esse dia chegou. Não consigo explicar essa dor”, lamentou.

Metr´poles

Pastor preso por estuprar filhos e enteados obrigava filhas a lerem a Bíblia com ele após estuprá-las; crimes aconteceram por oito anos na casa da família

O pastor preso por estuprar e torturar suas filhas e enteados menores de idade obrigava as meninas a lerem a Bíblia com ele após violentá-las.

Segundo os relatos prestados à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ele fazia isso para “justificar” as condutas cometidas com as crianças.
Além delas, o pastor também estuprou uma enteada e torturou um outro enteado com arame farpado, que o deixou permanentemente deformado.

Segundo as vítimas, os abusos eram praticados quando o investigado estava sóbrio ou sob efeito de drogas e álcool.

Ao saber que poderia ser preso, o homem tentou tirar a própria vida. Ele foi levado para a UPA da região de São Sebastião, para atendimento médico, onde foi preso pela Polícia Civil e encaminhado para a 27ª delegacia.

Todos os crimes ocorreram na residência da família, no Recanto das Emas, entre 2010 e 2018. Na época, as quatro vítimas tinham idades entre 6 e 7 anos.

Denúncias:  Além dos estupros, o homem foi denunciado por:

  • atentado violento ao pudor majorado, por obrigar as vítimas a praticar atos libidinosos;
  • praticar atos libidinosos contra as vítimas na presença dos irmãos;
  • obrigar as vítimas a assistirem filmes pornográficos;
  • tortura, por causar diversas vezes sofrimento físico e mental. Além disso, ele ameaçava as vítimas para que não revelassem os abusos sexuais e agredia elas com arame farpado;
  • obrigar as filhas a ficarem de joelhos, sob caroços de milho e tampas de garrafas alumínio
A Operação Falso Profeta foi deflagrada por volta das 15h30 dessa terça-feira (28/10) pela equipe da Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas).

De acordo com o delegado-chefe da 27ª DP, Alexandre Godinho, a prisão quebra um ciclo de violência que durou anos.

Os casos só foram denunciados pelas vítimas neste ano, quando uma delas foi abordada pelo Conselho Tutelar do Recanto das Emas, que auxiliou no processo da denúncia.

Com informações do Metrópoles e G1/Foto: Getty Images via BBC

Desconforto – Andrei Rodrigues diz que a Polícia Federal sabia de operação no Rio, e Lewandowski interrompe o diretor

Foto; Antonio Cruz/Agência Brasil
A coletiva de imprensa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, sobre a megaoperação policial no Rio de Janeiro que terminou com ao menos 119 mortos, foi marcada por um momento de desconforto.
O pronunciamento dos dois membros do governo federal foi feito após reunião de quase três horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros.

Na reunião, Lula ordenou que Lewandowski e Rodrigues decolassem para se encontrar com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ainda nesta quarta-feira (29), para saber qual o apoio que o estado precisa do governo federal.

Com os jornalistas, quem liderou a coletiva foi Lewandowski, que deixou para o diretor-geral um espaço nos momentos finais da entrevista. Rodrigues, então, disse que a Superintendência da PF no Rio de Janeiro sabia da megaoperação estadual realizada na terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão.

O motivo do desconforto? Até então, o governo federal negava qualquer conhecimento sobre a operação.

O ministro da Justiça interrompeu Rodrigues e explicou que o contato foi feito em nível operacional, e não em nível de governo, e que, se o governador Cláudio Castro quisesse apoio, deveria ter comunicado às instâncias superiores.

Segundo Rodrigues, um servidor da superintendência recebeu um comunicado da operação, sem maiores detalhes. Ele não sabia, por exemplo, que os 100 mandados de prisão e busca e apreensão seriam deflagrados nessa terça.

Ao analisar o documento, o servidor entendeu que “não era uma operação razoável” para ter a participação da PF, pois a corporação não tinha “atribuição legal”.

Isso porque a Polícia Federal costuma atuar com serviço de inteligência, no levantamento de informações, e não apenas na deflagração final das operações.

R7

“Você não é vítima da sociedade, você é vítima das suas escolhas”, diz mãe a filho preso

Foto: Reprodução
Após a prisão do filho, uma mãe expressou sua indignação de forma contundente, deixando claro que não acredita em justificativas sociais para o comportamento do jovem.
“Você não é vítima da sociedade, você é vítima das suas escolhas”, disse ela, reforçando que cada decisão tem consequências e que é preciso assumir a responsabilidade por elas.

Seu desabafo reflete a frustração de muitos familiares que, apesar do amor, não compactuam com atos ilícitos e defendem a necessidade de responsabilidade pessoal.

Diário 360

Onde estava o ministro da Justiça de Lula durante guerra no Rio?

Foto: Marcos Moura/Alece
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, manteve uma agenda festiva em Fortaleza mesmo diante do cenário de guerra no Rio de Janeiro.

Enquanto o número de mortos pela polícia já chegava a 60 e o mundo inteiro acompanhava o confronto entre forças de segurança e o Comando Vermelho, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, se dedicava a receber o título de Cidadão Cearense em Fortaleza.

Em nenhum momento o ministro cogitou cancelar o evento destinado a elogiá-lo — sem qualquer relação com suas atividades na Justiça — e retornar a Brasília diante da operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro. A homenagem havia sido concedida a ele ainda em 2021, durante a pandemia, e só agora foi recebida com o casamento das agendas pessoal e oficial.

Segundo a assessoria do ministro, Lewandowski viajou na segunda-feira (27/11) para participar da abertura da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado (HCCH), ocasião em que dividiu a mesa com o governador Elmano de Freitas (PT).

Na terça (28/11), ele voltou a se reunir com o governador às 11 horas e permaneceu na cidade para a solenidade, realizada entre 16h e 17h, na Assembleia Legislativa.

O ministro só retornou a Brasília às 21h30, quando a operação no Rio, deflagrada desde as 5 horas da manhã, já somava dezenas de mortos e o Planalto já havia recorrido até ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para estancar a crise provocada com a declaração do governador do Rio, Cláudio Castro, de que o atual governo lhe negou ajuda.

Castro afirmou ao Metrópoles que tentou falar duas vezes com Lewandowski, sem sucesso. A assessoria do ministro rebateu dizendo que a informação “não corresponde à verdade”.

Ministro defende proteção dos direitos de todos os cidadãos

O Ceará registrou em 2024 a maior taxa de homicídios do país, índice atribuído à disputa entre facções criminosas. Recentemente, um distrito do interior precisou ser esvaziado após confrontos entre grupos rivais: cerca de dois mil moradores foram obrigados a deixar suas casas pelos criminosos.

No discurso de agradecimento, o ministro ignorou tanto a crise no Rio quanto a violência no próprio Ceará. Seu único comentário sobre o tema foi em defesa dos direitos humanos:

“Nessa luta contra a criminalidade, sobretudo a organizada, se esquece da proteção dos direitos e garantias de todo cidadão.”

Antes, em entrevista coletiva, Lewandowski afirmou que “era um dia de festa e que estava muito feliz” com a homenagem — declaração dada enquanto o cenário de guerra no Rio já rodava o mundo.

Metrópoles

Prefeita inaugurou ‘mata-burro’ no Sertão da Paraíba

Não foi creche, nem escola, nem unidade de saúde. A prefeita de São Domingos, Adeilza Soares (na foto, ao centro, de blusa preta), decidiu mobilizar sua equipe de marketing para ir até o sítio Boa Vista, junto com três vereadores aliados, o esposo e Chefe de Gabinete, Odair Freires, e apenas cinco moradores da localidade para inaugurar um mata-burro em uma estrada vicinal.

O ato teve direito a gravação de vídeo e divulgação na terça-feira (28) nas redes sociais da própria gestora, destacando a entrega como mais uma “ação importante” para o desenvolvimento da zona rural.

“Parece ser simples, mas para essas comunidades é de grande avalia (sic)“, disse a prefeita no vídeo postado.

Nas imagens, é possível ver a prefeita posando ao lado da pequena estrutura feita com pedras e concreto, enquanto exalta o compromisso da administração com o homem do campo. A cena, no entanto, acabou chamando atenção nas redes sociais pelo exagero da cerimônia para uma obra de pequeno porte.

Moradores ironizaram a solenidade, comparando-a a inaugurações de grandes obras. “Se for assim, cada buraco tapado vai ter festa”, comentou um internauta.

Informações com Naldo Silva