Foto Fabiane de Paula/SVM
Todos os pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals serão transferidos ainda nesta quinta-feira (13) para outras oito unidades de saúde de Fortaleza, após o incêndio de grandes proporções que atingiu o local. Segundo a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, 117 bebês e 153 mulheres, entre gestantes e puérperas, foram realocados até o fim do dia.
Embora o fogo tenha sido controlado, a secretária ressaltou que a transferência total é necessária até a conclusão da perícia, a fim de garantir a segurança dos pacientes.
“A gente estava com 117 bebês internados no hospital, entre bebês de médio, baixo e alto risco. Nós pretendemos finalizar o dia com a retirada de todos os pacientes. É claro que os bebês também vem acompanhados de suas mães, então a gente tá fazendo a transferência das crianças e de suas mães também”, declarou Tânia Mara.
As chamas atingiram a área externa do hospital e foram controladas por volta de 11h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Conforme a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou as unidades — da rede municipal e estadual — que estão recebendo os pacientes transferidos.
Veja a lista abaixo:
Hospital Universitário do Ceará (HUC)
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)
Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)
Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher)
Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana
Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter
Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará
Com informações do G1 Ceará