A frota de motocicletas no Brasil disparou e alcançou, em 2025, a marca de 37 milhões de unidades. No Ceará, já são pelo menos 1,7 milhão de veículos desse tipo circulando nas ruas e estradas.
A busca por deslocamentos mais rápidos, a deficiência do transporte coletivo, a expansão dos serviços de entrega e o crescente interesse de jovens e mulheres impulsionaram um salto histórico no setor.
RECORDE
O resultado foi um recorde inédito: pela primeira vez, as vendas de motocicletas superaram as de automóveis no país. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), 2,1 milhões de motos foram comercializadas no ano passado.
No mesmo período, as vendas de carros somaram 1,2 milhão de unidades, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Os números são de otimismo para a indústria: em apenas quatro anos, o mercado praticamente dobrou. Em 2021, foram 1,1 milhão de motocicletas emplacadas; em 2025, esse número saltou para 2,1 milhões.
Os modelos de baixa cilindrada lideraram a produção e responderam por 77% do total fabricado no Brasil, de acordo com a Abraciclo.
Com informações do Ceará Agora