segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Policial militar de férias é baleado e tem arma roubada por criminosos em Fortaleza

Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza
Horas depois, já durante a manhã, equipes do Cotam realizaram diligências no bairro Álvaro Weyne e conseguiram recuperar a arma
Um policial militar do 17º Batalhão foi baleado e teve a arma roubada por criminosos na madrugada deste domingo (25), na Barra do Ceará, em Fortaleza. O agente estava em um bar, na Rua Astro Gil do Fontoura, confraternizando com amigos, quando três suspeitos chegaram ao local e efetuaram a ação criminosa.

Ainda não há confirmação se o trio pretendia assaltar o estabelecimento ou se já tinha informações de que havia um policial militar no local, direcionando a ação especificamente para o roubo da arma. Durante a ocorrência, o subtenente foi atingido por um disparo no braço e, em seguida, teve a pistola levada pelos criminosos, que fugiram logo após o ataque.

O socorro ao policial foi realizado de forma rápida, e ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Redentor, onde recebeu atendimento médico. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do militar. O policial estava de férias no momento em que foi baleado.

Horas depois, já durante a manhã, equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram diligências no bairro Álvaro Weyne e conseguiram recuperar a arma do policial. A pistola foi encontrada abandonada em um apartamento da região. Apesar da recuperação do armamento, nenhum suspeito foi preso.

A Polícia Militar segue com diligências para identificar e capturar os três envolvidos no crime. As buscas se concentram na Barra do Ceará e em bairros vizinhos, incluindo Cristo Redentor, Pirambu e outras áreas adjacentes. O caso segue sob investigação e a polícia trabalha para localizar os responsáveis pelo ataque ao subtenente.

REPORTAGEM AQUI.

Mudança no armamento

A Polícia Militar do Ceará publicou este mês uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) para padronizar as armas de fogo utilizadas por sua tropa, escolhendo as pistolas da marca Glock. A contratação da empresa austríaca foi feita com dispensa de licitação.

O estudo que fundamentou a decisão, registrado na Nota Técnica nº 01/2025, teve início em agosto do ano passado e foi concluído em janeiro de 2026. Ele avaliou critérios como segurança do operador, simplicidade no uso, durabilidade, confiabilidade e eficiência logística, além de padronizar treinamentos e reduzir custos com manutenção. O documento também levou em conta tecnologias internacionais que aumentam a capacidade da tropa em situações de confronto armado.

A Glock já é utilizada por órgãos federais no Brasil, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e também por polícias estaduais em Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Piauí. No exterior, a arma é adotada por forças policiais nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suíça, Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia.



Com GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários com responsabilidade, não nos responsabilizamos por comentários de terceiros.