A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento de que Ricardo Lewandowski mantinha contratos privados de consultoria antes de ser convidado para assumir o Ministério da Justiça.
VEJA VÍDEO AQUI.
Segundo Gleisi, Lula convidou Lewandowski mesmo ciente dos contratos, após o então futuro ministro assegurar que cumpriria a legislação e se desvincularia de todas as atividades privadas, o que teria sido feito antes de assumir o cargo. “Não há problema, irregularidade ou crime algum no fato de ele ter tido contrato de consultoria”, afirmou.
A dirigente petista também destacou que Lewandowski prestou “relevante serviço ao país” e rebateu tentativas de associar o governo às investigações envolvendo o Banco Master. De acordo com Gleisi, toda a apuração sobre a instituição financeira ocorreu sob a gestão de Lewandowski à frente do Ministério da Justiça, incluindo a atuação da Polícia Federal.
Ela lembrou ainda que foi durante esse período que o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso. Para Gleisi, a tentativa de vincular o governo federal a irregularidades envolvendo o banco faz parte de uma estratégia da oposição.
“O governo tem sido firme e decidido em garantir a investigação, seja por meio da fiscalização do Banco Central, seja pelas ações da Polícia Federal”, declarou. Segundo ela, os desdobramentos mais recentes do caso ocorreram ao longo dos últimos dez meses.