Frutas, definitivamente, estão em alta. Se o morango do amor segue como opção apaixonada no paladar brasileiro, outro quitute pede passagem e vira sensação na Beira-Mar de Fortaleza. Trata-se do abacaxi temperado. Servido na própria casca e com possibilidade de combinações doces e salgadas, tem feito a festa de quem vende e de quem compra.
Fomos direto na fonte para saber que tendência é essa. A julgar pela fila ao fim de tarde, tudo aponta que, realmente, o público abraçou a ideia e tem reforçado a adesão da novidade. O ponto é o André do Coco, quiosque localizado no calçadão da orla da cidade. Aberto há oito anos, foi mesmo nos últimos três meses que furou a bolha e conseguiu ir além.
Isso porque pessoas de diferentes partes da Capital têm descido à praia para saborear a iguaria, e o melhor, aprovado a experiência. São três modalidades de abacaxi: doce, salgado e misto. Na modalidade doce, você pode consumir com mel, leite condensado e canela; na salgada, com sal, limão e pimenta do reino. A mista abre duas possibilidades – metade de cada sabor, ou salgado com uma camada de doce de leite e mel por cima.
“A partir dos insumos, você pode montar o abacaxi do jeito que preferir. Faço ao gosto do cliente”, anuncia o proprietário do quiosque, Carlos André Farias de Paula. O microempreendedor e acadêmico de Direito fica no ponto diariamente, das 6h às 23h, para dar conta da demanda. A intenção é alcançar desde os corredores no início da manhã até turistas e nativos que gostam de passear pela praia à noite.
Junto a dois funcionários, ele apronta tudo rapidamente – do corte do abacaxi ao toque final, quando flamba o quitute com um maçarico e deixa-o prontinho para os clientes saborearem. “São técnicas que a gente tem que praticar muito pra aprender. Servimos na própria casca do abacaxi. Isso chama a atenção, mas algumas pessoas querem no copinho, e fazemos assim também. Quem manda é o cliente”, reforça o proprietário.
Com informações do Diário do Nordeste